www.centrocelsofurtado.org.br


Samuel Pinheiro Guimarães em palestras no Rio de Janeiro e em Recife


Imprimir




Foto: Centro Celso Furtado / Isabela Kassow

 

O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, sócio do Centro Celso Furtado, promoverá duas conferências em março:

 

Rio de Janeiro, 18/03/2015, quarta-feira, das 16h às 18h

A Associação de Pós-Graduandos em Economia Política Internacional (APOGEPI), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Economia Politica Internacional (PEPI) do Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, organizou a conferência do Embaixador sob o título: "Política Externa Brasileira Contemporânea"

A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade acadêmica e demais interessados. Vagas limitadas.

Inscrições em: https://www.eventbrite.com/e/bilhetes-palestra-do-emb-samuel-pinheiro-guimaraes-15908881894

Local: Auditório do CFCH - UFRJ - Campus Praia Vermelha / Avenida Pasteur, 250. Urca.

 

Recife, 20/03/2015, sexta-feira, às 10h

O lançamento do Instituto de Estudos da Ásia, na Universidade Federal de Pernambuco, ocorrerá com a conferência do Embaixador sobre "A nova ordem mundial e as perspectivas brasileiras na Ásia".

Local: Auditório da Biblioteca Central. UFPE - Campus Recife / Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE.

Evento gratuito. Informações sobre inscrições no telefone (81) 8736-6167.

 

Sobre o palestrante:
 
O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto é Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual UFRJ, 1963), possui o curso de formação de diplomatas do Instituto Rio Branco (1967), e é Mestre em Economia pela Boston University (1969). Foi Alto-Representante Geral do Mercosul entre 19 de janeiro de 2011 e 27 de junho de 2012; Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República entre outubro de 2009 e 31 de dezembro de 2010; e Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores, entre nove de janeiro de 2003 e 20 de outubro de 2009. No Itamaraty, foi Chefe da Divisão Econômica para a América Latina; Chefe do Departamento Econômico; Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais; e Professor de Política Internacional do Instituto Rio Branco. Ocupou o cargo de Coordenador da Escola de Políticas Públicas e Governo da UFRJ, em Brasília; o de professor de Comércio Internacional da Universidade de Brasília (UnB); o de professor do Curso de Mestrado em Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; e o de Coordenador da Pós-Graduação em Comércio Exterior e Câmbio da Fundação Getúlio Vargas / Brasília). Foi eleito, em 2006, Intelectual do Ano (Troféu Juca Pato) pela União Brasileira de Escritores. Entre as honrarias recebidas, consta o de Doutor Honoris Causa pela Universidade Candido Mendes (UCAM) e pela Universidade Nacional de Rosário (UNR), Argentina.





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados