www.centrocelsofurtado.org.br


Matéria do jornal O Globo: "Debate na Casa do Saber aborda história da política no Rio desde a época do Império"


Imprimir



Da esquerda para a direita, José Eisenberg, Saturnino Braga, Pedro Dória e Marly Motta: viagem no tempo - Cezar Loureiro / Agência O Globo

 

Marco Grillo
marco.grillo@oglobo.com.br

Reproduzido do Jornal O Globo, 19/05/2015

RIO — Um passeio pela história política do Rio foi o tema do terceiro encontro da série promovida pela Casa do Saber O GLOBO, em homenagem aos 450 anos de fundação da cidade. A historiadora Marly Motta, o cientista político José Eisenberg e o ex-prefeito Roberto Saturnino Braga participaram do debate, mediado pelo jornalista Pedro Doria, do GLOBO.

Dos tempos do Império até a primeira eleição direta para prefeito — justamente o pleito que elegeu Saturnino, em 1985 —, várias passagens marcantes foram lembradas. Entre elas, as rupturas que fazem parte da história do Rio — transferência da capital para Brasília, criação e dissolução do Estado da Guanabara. A relação íntima com o poder central, que marcou uma grande parte da história da cidade, criou uma situação de dualidade, na visão dos debatedores. No ambiente em que as decisões referentes ao país eram tomadas, a política para o povo era sufocada, já que a manutenção da ordem era fundamental.

— Era uma cidade agitada. Havia manifestações frequentes na Rua do Ouvidor. Também houve a Revolta da Vacina (em 1904). Mas, ao mesmo tempo, deveria ser a vitrine da República, com as reformas urbanas do (então prefeito) Pereira Passos. Assim, não podia haver política. Na capital, se administra, se cuida das finanças, mas não pode haver partidarização (no entendimento do governo central) — analisou Marly, doutora em História.

Para José Eisenberg, a transferência da capital do país para Brasília agravou o processo de esvaziamento político, pois tirou do Rio o papel de protagonista das decisões nacionais.

— O que restou é a política local, provinciana — opinou o autor de “O pensamento político moderno”, que estendeu a análise para a atualidade. — Os deputados estaduais são indiferenciáveis na maioria das vezes. O (Domingos) Brazão foi eleito para o TCE (Tribunal de Contas do Estado) por políticos de quase todos os espectros ideológicos.

Pedro Doria, colunista e editor-executivo do GLOBO, acrescentou ao debate uma frase recorrente na política norte-americana, associada ao ex-deputado Tip O’Neill: “toda política é local”. Marly ratificou a afirmação.

 

— Não considero política local miúda, mesquinha, nem divido política em “p” minúsculo e maiúsculo. É tudo política — disse.

Saturnino Braga, com passagens na prefeitura do Rio, no Senado e na Câmara de Vereadores, concordou com o pensamento:

— A sustentação política está no local. No caso do Rio, políticos usaram essa base para impulsionar projetos nacionais.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/debate-na-casa-do-saber-aborda-historia-da-politica-no-rio-desde-epoca-do-imperio-16198319#ixzz3ablmaHYb 

 

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados