www.centrocelsofurtado.org.br


Novo livro de Arturo Guillén: "La crisis global en su laberinto"


Imprimir



 

 

 

 

ARTURO GUILLÉN
LA CRISIS GLOBAL EN SU LABERINTO
BIBLIOTECA NUEVA / UNAM. Colección Management
Mexico, 2015
 
A crise econômico-financeira global pela qual ainda passa o capitalismo é a mais grave em seus três séculos de história. Mais grave, em muitos aspectos, do que a depressão dos anos 1930. Embora seus efeitos na produção e no emprego não tenham sido tão devastadores como os registrados naquela época, trata-se de uma crise multidimensional, mais complexa que aquela, e cuja solução e saída é incerta.
 
O autor – Arturo Guillén, sócio do Centro Celso Furtado – faz um acompanhamento do histórico da crise, desde seu surgimento em agosto de 2007 como crise financeira nos Estados Unidos, sua transformação em recessão generalizada em 2008-09, até a transferência de seu foco para o espaço europeu em 2011. Guillén incursiona pelo amplo debate teórico sobre as causas da crise e tenta elaborar uma explicação própria, no sentido de ir mais longe de sua caracterização como um “Momento Minsky”, isto é, busca vincular a crise de dívida-deflação com o comportamento da taxa de lucro e com a formação do lucro financeiro, no contexto de um regime de acumulação dominado pelas finanças.
 
Arturo Guillén é professor-pesquisador titular do Departamento de Economia da Universidade Autónoma Metropolitana Iztapalapa (UAM), professor de pós-graduação em estudos sociais, linha Economia Social, da mesma universidade, coordenador-geral da Red Eurolatino-americana de Estudos sobre o Desenvolvimento “Celso Furtado”, bem como pesquisador nacional do SNI. É autor dos livros Mito y realidad de la globaliza­ción neoliberal (2007), México hacia el siglo XXI: cri­sis y modelo económico alternativo (2000), Proble­mas de la economía mexicana (1986), Imperialismo y ley del valor (1981) e Planificación económica a la mexicana(1971).
 
 





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados