www.centrocelsofurtado.org.br


40 anos da Revista Rumos: nova edição com novo projeto gráfico


Imprimir



Rumos, n. 285, Rio de Janeiro: ABDE, janeiro/fevereiro-2016.

Leia a revista na íntegra: Acesse aqui.

 

Ao comemorar seus 40 anos, a Revista Rumos, da ABDE, apresenta um novo projeto gráfico mantendo a mesma qualidade que a fez atingir essa marca. Colaboraram nesta edição alguns sócios do Centro Celso Furtado, como Luciano Coutinho, presidente do BNDES, e Luiz Carlos Bresser-Pereira, professor emérito da FGV. Confira. 

 

Editorial

Parece ousadia iniciar o ano com festejos. As previsões indicam que 2016 será um ano difícil para o país. Mas não nos entreguemos ao pessimismo, há o que comemorar sim, principalmente quando se revisita a história recente do país, os últimos 40 anos. Saímos do regime militar, promulgamos a Constituição, realizamos mais de sete eleições diretas para presidente e houve redução da desigualdade. Todos esses fatos foram narrados nas páginas dessa revista.

A Rumos completa 40 anos de narrativa sobre o crescimento do Brasil, e traz para os leitores um novo projeto gráfico repleto de entrevistas que revisitam as quatro décadas passadas e apontam o olhar para o futuro. Na reportagem de capa, um balanço da trajetória dos planos econômicos e das mudanças políticas que permitiram construir a estabilização da moeda e a redução das desigualdades. Depois, a palavra de que fez a história acontecer: o ex-ministro da Fazenda e da Reforma do Estado, em diferentes governos, no primeiro mandato do então presidente Fernando Henrique Cardoso, Luiz Carlos Bresser-Pereira analisa os caminhos percorridos pela economia brasileira e sinaliza a importância de se construir um sentimento de nação.

Ainda partindo de um ponto de vista privilegiado da história, os presidentes do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, e do Ipea, Jessé Souza, convidam a refletir sobre o fortalecimento econômico e social de diferentes grupos. Também sobre esse tema, o presidente, Milton Luiz Santos, e os vice-presidentes da ABDE, Marco Crocco e Ilton Schwaab, explicam como a construção do Planejamento Estratégico do Sistema Nacional de Fomento irá contribuir para o desenvolvimento do país. E, como estamos comemorando, um contumaz articulista da revista, nesses últimos 40 anos, retorna para nossas páginas: o presidente do BNDES e da Assembleia da ABDE, Luciano Coutinho, sinaliza para os novos desafios da sociedade brasileira. Enfim, é tempo de lubrificar as engrenagens e ir para frente. Boa leitura!

Leia a revista na íntegra: Acesse aqui.






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados