www.centrocelsofurtado.org.br


Lançamento do Boletim do Observatório da Indústria nº 3


Imprimir



 

 

  • Boletim do Observatório da Indústria
 
Ano 3, n.3 (2019)
 
Rio de Janeiro : Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento : Letra e Imagem, 2019.
 
ISSN: 2594-3804
 
Coord. Prof. Marcelo Arend (UFSC)
Pesq. Prof. Glaison Augusto Guerrero (UFRGS) 
 

 

LANÇAMENTO DIAS 11 E 12 DE NOVEMBRO DE 2019, NA UFSC, EM FLORIANÓPOLIS, CONFIRA AQUI

 

Um êxito de atividade! O Boletim do Observatório da Indústria do Centro Celso Furtado completa seu terceiro número em seu terceiro ano. A coordenação da pesquisa continua sendo realizada pelo competente economista e professor da Universidade Federal de Santa Catarina Marcelo Arend, que contou com a participação do professor Glaison Guerrero nesta edição. Juntos, coletaram um número estupendo de dados que embasaram as acuradas análises que aportaram neste boletim.
 
Infelizmente, a notícia que trazem os dados não é boa. Estamos enfrentando a pior crise da economia brasileira contemporânea, misturando estagnação, desemprego e depressão industrial. Apesar dos jovens sempre acharem que as crises são sinais fatais de um fim irreversível, proponho, no alto dos meus 88 anos, vividos entre crises e esperanças, que o Brasil precisa reencontrar seu caminho e restabelecer novas diretrizes.
 
A crise econômica se reflete contundentemente na crise política e no retrocesso das relações internacionais do Brasil, não pode ter outro destino a não ser retomar sua trajetória, seu acumulado cultural, sua soberania nacional e internacional e, diante de suas dimensões reais e potenciais, proclamar-se o Brasil, Potência da Paz.
 
***
 
O Observatório da Indústria começou em 2017 e desde então se propõe a coletar informações precisas da evolução da nossa indústria, para divulgá-las e induzir a discussão e a implementação de políticas específicas para o desenvolvimento industrial, com especial cuidado sobre os segmentos mais exigentes em tecnologias avançadas. Este número, assim como os dois anteriores, está disponível para download no site do Centro Celso Furtado (www.centrocelsofurtado.org.br).
 
***
 
O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento foi fundado em 22 de novembro 2005 com a missão precípua de participar e enriquecer o debate sobre estratégias para o desenvolvimento, especialmente o do Brasil e da América Latina, seguindo a linha de pensamento do seu patrono, Celso Furtado.
 
Sua criação constitui justa homenagem à memória de um dos maiores economistas do século XX. Intelectual e homem público, Furtado transformou-se em referência mundial na luta contra o subdesenvolvimento. Por mais de meio século, sua produção intelectual exerceu uma extraordinária inf luência na formação da consciência crítica na América Latina. A ele se deve a compreensão de que as estruturas de poder e de produção precisam ser modificadas para que o desenvolvimento possa romper a lógica da dependência e da concentração de riqueza. As assimetrias apontadas por Furtado desde o final dos anos 1940, entre as nações e dentro de cada nação, foram acentuadas pelas novas condições do capitalismo mundial.
 
A agenda do desenvolvimento supõe, dessa forma, permanente adequação às transformações ocorridas na economia e nas sociedades nas últimas décadas, mas persiste o desafio de construir as instituições incumbidas de conciliar os impulsos criativos da ação privada com os princípios republicanos de igualdade e liberdade. Esse era o sonho de Furtado e é a tarefa do Centro que leva seu nome.
 
ROBERTO SATURNINO BRAGA
Outubro, 2019 

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados