www.centrocelsofurtado.org.br


A Revista Mundial de Economia Política publica o discursos do Professor Theotonio dos Santos ao receber o Prêmio Mundial de Economia Marxiana (2013)


Imprimir



Durante a abertura do 8º Fórum da Associação Mundial de Economia Política, ocorrido em Florianópolis, entre 23 e 26 de maio de 2013, o professor Theotonio dos Santos, membro do Conselho Deliberativo do Centro Celso Furtado, foi agraciado com o Prêmio Economista Marxista 2013: “El camino es la integración”, que a entidade outorga desde 2011, como reconhecimento pela sua produção intelectual que tem como um de seus eixos a Teoria da Dependência.
 
Essa notícia, acompanhada de uma entrevista a Osvaldo León, está publicada no site America Latina en movimientoLeia aqui.
 
"A Revista Mundial de Economia Política publica o discurso do professor Theotonio dos Santos ao receber o Prêmio Mundial de Economia Marxiana (2013):

A Revista Mundial de Economia Política, editada na China, publicou no seu número 4, de dezembro de 2013, o discurso do professor Theotonio dos Santos, por ocasião do recebimento do Prêmio Mundial de Economia Marxiana, outorgado no 8º Fórum da Associação Mundial de Economia Política (World Association for Political Economy), realizado no Brasil em 2013.
 
O presidente desta Associação em pleno crescimento e afirmação, Cheng Enfu, é membro da Academia de Ciências Sociais da China e dirige um anuário extremamente importante, publicado pela Foreing Languages Press sob o título Marxist Estudies in China. Esta Associação tem realizado seus fóruns em vários países: no Japão, onde existe uma associação de economistas marxista extremamente importante; nos EUA, onde aUnion of Radical Political Economists (URPE) volta a converter-se num centro dinâmico e crescentemente influente; na América Latina, no México e no Brasil; e no Vietnã, onde realizou este ano (2014) seu 9º Fórum.
 
Como se vê, a área de interesse sobre a Economia Política ganha uma dimensão muito significativa e coloca como referência pensadores não ortodoxos, sobretudo de influência marxista. Seria muito significativo pensar que a economia chinesa está regida com extremo êxito há mais de 30 anos por pensadores desta linha teórica. O Professor Theotonio dos Santos, inclusive, já publicou seis livros em mandarim, com várias edições, o que mostra o interesse dos intelectuais chineses nos enfoques próprios da América Latina e do chamado Terceiro Mundo.
 
A China nunca quis associar-se ao chamado Primeiro mundo, desde 1955 quando ela participou da Conferência de Bandung. Ela manteve sua relação privilegiada com os participantes deste encontro que se opôs à Guerra Fria, ao colonialismo, ao imperialismo e que buscou estabelecer as bases de uma nova ordem econômica mundial. Nos últimos trinta anos, a política econômica chinesa não levou o Partido Comunista Chinês a afastar-se dessas teses fundamentais e é muito interessante ver como este Partido mudou muito a sua abertura intelectual para o pensamento progressista e marxista do mundo inteiro.
 
O professor Theotonio dos Santos é membro do Conselho Deliberativo do Centro Internacional Celso Furtado. Seu último livro em processo de Edição pela EdUerj é sobre Desenvolvimento e Civilização – Uma homenagem a Celso Furtado, e busca refletir a complexidade das transformações em marcha no mundo contemporâneo na qual o fenômeno do desenvolvimento chinês ocupa um papel fundamental."
 
Release enviado pelo autor.

Foto da página: http://alainet.org/active/64680 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados