www.centrocelsofurtado.org.br


Novos trabalhos acadêmicos e livro sobre Celso Furtado


Imprimir



Quatro estudos acadêmicos sobre a obra de Celso Furtado foram recentemente aprovados em universidades brasileiras:

 

  • Progresso técnico e acumulação de capital em Celso Furtado: uma revisão teórica sobre o desenvolvimento e subdesenvolvimento é o título da monografia de Leonel Leite Barros apresentada em setembro de 2013 na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade / Curso de Ciências Econômicas, da Universidade Federal de Alagoas. A banca examinadora foi composta pelos professores doutores Fábio Guedes Gomes (orientador) Cid Olival Feitosa (FEAC-UFAL) e Luiz Eduardo Simões de Souza, todos da FEAC-UFAL.

 

  •  A Formação da Teoria do Subdesenvolvimento de Celso Furtado, tese de doutorado de Bruno Borja, foi defendida em setembro de 2013 no Instituto de Economia da UFRJ / Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional.  A orientadora foi a professora doutora Maria Mello de Malta. Compuseram a banca examinadora, além da orientadora, os professores doutores Carlos Aguiar de Medeiros e Ricardo Bielschowsky (ambos da UFRJ), Plinio Soares de Arruda Sampaio Junior (Unicamp) e Pedro Cezar Dutra Fonseca (UFRGS).

 

  • Celso Furtado, intérprete do Brasil: desenvolvimento como cultura no pensamento social brasileiro, dissertação de mestrado de Cleydia Regina Esteves, foi apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, em 2013, sob a orientação da professora doutora Claudia Ribeiro Pfeiffer.

 

  • Metamorfoses do rural no pensamento de Celso Furtado (1948-1964), dissertação de mestrado de Gustavo Louis Henrique Pinto, foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, em 2012. A orientadora foi a professora doutora Vera Alves Cepêda, que compôs a banca examinadora ao lado dos professores doutores José Marcos Nayme Novelli (UFScar) e Rosa Maria Vieira (FGV-SP).

 

Já se encontram na Biblioteca Celso Furtado os exemplares impressos dos trabalhos de Bruno Borja, Cleydia Regina Esteves e Gustavo Louis Henrique Pinto, bem como a versão digital da dissertação de Leonel Leite Barros, que passam a integrar o Banco de Teses sobre Celso Furtado On Line.  Mais informações com a bibliotecária Aline Balué (aline@centrocelsofurtado.org.br).

 

  • Acaba de ser lançado no México o livro Celso Furtado: un retrato intelectual, do sociólogo mexicano Carlos Mallorquín. (Universidad Autónoma de la Ciudad de México, 2013). Trata-se da versão original da tradução que foi lançada no Brasil, em 2005 (Celso Furtado: um retrato intelectual, de Carlos Mallorquín, São Paulo/Xamã, Rio de Janeiro/Contraponto). 





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados