www.centrocelsofurtado.org.br


Seminário Futuros do Brasil – Crise atual e alternativas de longo prazo


Imprimir



 

 

Os destinos do país em disputa: CEE-Fiocruz e Cebrap realizam seminário no Rio de Janeiro para debater a crise política

 Do Blog do CEE-Fiocruz

Que futuros se anunciam para o Brasil, em meio à crise política e econômica que vem convulsionando a vida dos brasileiros? Em um cenário de esgotamento do sistema político tal qual hoje se apresenta, no qual a presidente da República sofre um processo de impeachment sem que haja crime de responsabilidade caracterizado, quem são os agentes que disputam os destinos do país, hoje?

O seminário Futuros do Brasil – Crise atual e alternativas de longo prazo, que será realizado pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz) em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), nos dias 11 e 12 de abril de 2016, levará essas questões a quatro mesas de debates – Encruzilhadas da conjunturaO movimento da política institucionalA política e o movimento da sociedade; e O horizonte do futuro.

“No momento em que o país atravessa grave crise e em que há uma crescente polarização de posições, é da maior importância abrir fóruns de debate”, observa Angela Alonso, presidente do Cebrap. “Este seminário tem a vantagem de pôr em diálogo intelectuais, que pesquisam e refletem sobre a política, e os atores que têm nela sua arena privilegiada de ação”. 

Para o coordenador do CEE-Fiocruz, Antonio Ivo de Carvalho, é hora de erguer três bandeiras: “A luta pelo aprofundamento democrático, a luta pela retomada do crescimento e a luta contra as desigualdades”, propõe.

“O seminário visa discutir a crise presente e suas saídas. Mas quer debater, sobretudo, os processos de longo prazo que se abrem para a sociedade brasileira e quais as direções e possibilidades de um novo ciclo cujos contornos vão se desenhando ainda muito tenuemente”, diz o pesquisador associado do CEE-Fiocruz José Maurício Domingues.

O evento reunirá cientistas sociais, ativistas e parlamentares, como André Singer (USP), Lena Lavinas (UFRJ), Tereza Cruvinel (Brasil 247), Candido Grzybowski (Ibase), Guilherme Boulos (MTST) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ), entre outros.

Haverá transmissão online, com acesso pelo blog do CEE-Fiocruz (cee.fiocruz.br)

Aguarde a programação completa, com os dias e horários das mesas.

Seminário Futuros do Brasil – Crise atual e alternativas de longo prazo

Dias: 11 e 12 de abril de 2016

Horário: 13h30 às 18h30

Local: Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Beco do Pinheiro, 10, Flamengo, Rio de Janeiro

Transmissão online: blog do CEE-Fiocruz (cee.fiocruz.br)

Informações: (21) 3882-9133






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados