www.centrocelsofurtado.org.br


Prêmio ABDE-BID de Monografias


Imprimir



 

O PRÊMIO ABDE-BID DE MONOGRAFIAS SOBRE O SISTEMA NACIONAL DE FOMENTO, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem a finalidade de estimular a elaboração de trabalhos escritos de divulgação, reflexão e apresentação de proposições sobre o financiamento do desenvolvimento, em especial sobre o Sistema Nacional de Fomento (SNF). Busca a aproximação entre as instâncias acadêmicas, a sociedade e as instituições do SNF e do Sistema Financeiro Nacional. Almeja também estimular a reflexão necessária para o aprimoramento constante do fomento produtivo e sua efetividade para impulsionar o desenvolvimento sustentável.

O PRÊMIO ABDE-BID DE MONOGRAFIAS pretende incentivar a divulgação de relevantes trabalhos inéditos e sucintos, baseados em estudos e/ou constatações empíricas.

Essa terceira edição chega com uma grande novidade: antes restrito à participação de funcionários das instituições associadas à ABDE, a partir deste ano, qualquer pessoa interessada poderá inscrever seu trabalho. A categoria I, “Desenvolvimento em Debate”, será aberta a membros de universidades, instituições de pesquisa e interessados na temática. Já a categoria II, que tem como tema “Financiamento: desafios e soluções”, segue exclusiva para empregados das instituições de fomento associadas, mas também conta com novidades. Nessa categoria, os trabalhos serão divididos em dois grupos – um primeiro reunirá os bancos públicos federais, bancos cooperativos, Finep e Sebrae; e em outro, os bancos de desenvolvimento controlados por estados da federação, os bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento e as agências de fomento.
Os vencedores em cada categoria receberão um prêmio de R$ 8 mil, enquanto os segundo colocados receberão um prêmio de R$ 4 mil. Tanto os vencedores quanto os segundo colocados terão seus artigos publicados, de forma resumida, na revista Rumos, além de receberem homenagem especial em evento promovido pela Associação. Adicionalmente, as monografias vencedoras em cada categoria, mais os segundos e terceiros colocados em cada categoria, serão divulgados em publicação do PRÊMIO ABDE-BID 2016 versão eletrônica e impressa.

Veja as principais informações:

Apresentação

Regulamento

Para mais detalhes, acesse: http://www.abde.org.br ou escreva para premio@abde.org.br






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados