www.centrocelsofurtado.org.br


13 anos de Centro Celso Furtado


Imprimir



 

Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento foi fundado há 13 anos, em 22 de novembro 2005, e tem a missão precípua de participar e enriquecer o debate sobre estratégias para o desenvolvimento, especialmente o do Brasil e da América Latina, seguindo a linha de pensamento do seu patrono, Celso Furtado.

 
Sua criação constitui justa homenagem à memória de um dos maiores economistas do século XX. Intelectual e homem público, Furtado transformou-se em referência mundial na luta contra o subdesenvolvimento e por mais de meio século sua produção intelectual exerceu uma extraordinária influência na formação da consciência crítica na América Latina.
 
Celso Furtado
Foto: Rosa Freire d'Aguiar
 
Ainda em 2004, em sua resposta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Celso Furtado deixava clara a grande tarefa que viria pela frente:
 
 
[...] Definir uma política de desenvolvimento para um país-continente
significa necessariamente comprometer o destino das gerações futuras.
Essa perspectiva não deve, porém, conduzir o governante ao imobilismo, e
sim à transparência nos atos governamentais de alcance estratégico. 

É importante que o Brasil assuma a liderança nessa confrontação
entre economias desenvolvidas e subdesenvolvidas. Sendo o país
dotado do maior potencial de desenvolvimento, é inevitável que
contra ele se formem as maiores coligações de forças que defendem
a suposta ordem mundial da atualidade. 

Partindo dessa constatação, considero muito feliz a idéia de Vossa
Excelência de criação de um centro internacional voltado para o
estudo dos problemas do subdesenvolvimento.  Economias
desenvolvidas e subdesenvolvidas requerem tratamentos distintos. 
Não podemos ignorar a especificidade do subdesenvolvimento,
do contrário estaremos condenados a sobreviver no quadro da
dependência que tão bem conhecemos. [...] 
 
Trecho da carta de Celso Furtado ao Presidente Lula em 5 de julho de 2004.
 
 
Furtado faleceu em 20 de novembro de 2004 e uma comissão de organização foi instaurada para concretizar a formação da instituição. Lançado em setembro de 2005, durante a Conferência de Helsinque, na Finlândia, o Centro Celso Furtado foi formalmente tornado uma associação civil, de direito privado, de interesse público, sem fins lucrativos, sem vinculação político-partidária em 22 de novembro de 2005, passando a ser constituído de pessoas naturais e jurídicas associadas para a promoção dos objetivos sociais da entidade aprovados em seus estatutos.
 
 
 
A programação do Centro é elaborada pela diretoria em consonância com seus Conselhos Deliberativo e Consultivo, aprovada na Assembleia Geral dos sócios, patrocinada pelos Associados Patronos e com as contas acompanhadas por um Conselho Fiscal. A temática é diversificada e abrange o desenvolvimento e subdesenvolvimento em suas diversas concepções, passando pelos estudos da economia, das políticas sociais, do desenvolvimento regional, da industrialização, da integração sul-americana, da economia internacional, e, propriamente, das análises sobre o pensamento e obra de Celso Furtado, cujo acervo bibliográfico está todo catalogado e aberto ao público na Biblioteca Celso Furtado (www.bibliotecacelsofurtado.org.br)
 
A agenda do desenvolvimento supõe permanente adequação às transformações ocorridas na economia e nas sociedades nas últimas décadas. Mas persiste o desafio de construir as instituições incumbidas de conciliar os impulsos criativos da ação privada com os princípios republicanos de igualdade e liberdade. Esse era o sonho de Furtado e é a tarefa do Centro que leva seu nome.
 
Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento fica na Av. Rio Branco, 124, sl 1304, Ed. Edison Passos, Centro, CEP: 20040-001, Rio de Janeiro-RJ. Acompanhe nossas atividades pelo site www.centrocelsofurtado.org.br e pelas redes sociais.
 





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados