www.centrocelsofurtado.org.br


"Um sonho intenso" - a economia brasileira sob o olhar do cinema documental


Imprimir



O cineasta José Mariani já realizara um documentário exemplar---" O longo amanhecer-cine biografia de Celso Furtado" - menção honrosa no festival É tudo verdade, de 2007.

Como um tema tão árido como economia podia se transformar em um filme agradável, instigante e ao mesmo tempo muito claro e denso?

Pois Mariani mostrou que é possível, sim, e volta à carga neste ano de 2014 com um novo documentário ---"Um sonho intenso"-- que retoma por um outro viés a temática do desenvolvimentismo, tônica do primeiro trabalho.

"Este documentário de certa forma é um desdobramento daquele sobre o Celso Furtado. Só que desta vez o protagonista é o processo, uma visão de história que inclui a história social,cultural,econômica, uma forma de ver a economia de modo orgânico" explica o diretor José Mariani.

Vale dizer que "Um sonho intenso" foi igualmente selecionado para o Festival É tudo verdade, e será exibido na mostra “O estado das coisas”, horários a serem conferidos ao lado.

Para fazer este novo documentário Mariani recorreu a vários personagens: à nata dos pensadores da economia brasileira, mas também a historiadores e sociólogos, que nos oferecem uma história comentada do desenvolvimento socioeconômico de 1930 até os dias atuais.

"O que é o Brasil,o que é ser brasileiro ?" pergunta no inicio do documentário o economista Carlos Lessa." O que o Brasil tem de paradigmas para mostrar para o resto do mundo?”

No decorrer dos inúmeros depoimentos e análises, todos estes "personagens"-Maria da Conceição Tavares, Carlos Lessa, Celso Amorim, Francisco de Oliveira, João Manuel Cardoso de Melo, Luiz Gonzaga Belluzzo, Ricardo Bielschowsky, José Murilo de Carvalho, Lena Lavinas, entre outros vão tecendo interpretações sobre a persistência do subdesenvolvimento brasileiro ao lado dos avanços alcançados. 

LEIA O RELEASE COMPLETO DO FILME

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados