www.centrocelsofurtado.org.br


Placas, homenagens e dúvidas | Celso Furtado, 102 anos


Imprimir



 

Acervo Pessoal.

Rosa Freire D'Aguiar

Uma amiga me manda a notícia de que a ABL fez uma parceria com a Prefeitura do Rio para homenagear os acadêmicos que moravam na cidade. A ideia é criar um Circuito da Literatura em que uma plaquinha dirá algumas palavras generosas sobre o acadêmico, datas de nascimento e morte, e algo como "Aqui viveu de tanto a tanto...". Parece que há uns dias apuseram a de Machado de Assis. À falta da casa onde ele morou, demolida insensatamente no governo Geisel, afixaram-na num Capitu Café.

Celso Furtado estaria na lista dos eleitos. Nada contra, mas placas homenageando moradores -- tão comuns em Paris e em Londres -- me remetem a algumas situações constrangedoras. Uma delas foi uma vez em que passamos, Celso e eu, pela porta do edifício onde tinha morado Darcy Ribeiro, na Atlântica esquina com Bolívar. Lá havia uma bela placa com todos os dizeres simpáticos a essa grande figura que foi Darcy. Passam-se uns poucos anos, estávamos com um amigo do exterior que conhecera bem Darcy e resolvemos mostrar-lhe a placa. Tinha sumido. Busca daqui, pergunta dali, ninguém sabia da tal placa, sentia-se até mesmo um silêncio constrangedor pairando. Finalmente, um tanto indignados, conseguimos falar com um morador que nos explicou: o ´síndico recém-eleito era um anti-brizolista roxo, e mandou tirar a placa, pura e simplesmente. E a Prefeitura que se danasse!

Lembrei dessa história não só por causa da notícia mas porque hoje Celso estaria completando 102. anos. Na primeira viagem ao sertão da Paraíba que fizemos, paramos em Pombal, e Celso teve curiosidade de ver a casa onde tinha nascido. É esta. Já muito modificada, pintada então de verde, e com essas grades nas janelas que quebravam a harmonia da fachada levemente art déco. Quando Celso morreu, em 2004, políticos de Pombal me perguntaram o que poderiam fazer para homenagear o "filho da terra". Até pensaram em mandar fazer uma imensa estátua para pôr na entrada da cidade. Sugeri que talvez uma plaquinha na casa onde ele nascera. Parece que não seria possível porque agora ali funcionava uma emissora de rádio. Não entendi bem a relação entre uma coisa e outra, mas me calei.

Sic transit.

 

Publicado em: 26/07/2022.
Aniversário de 102 anos de nascimento de Celso Furtado.






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados