www.centrocelsofurtado.org.br


Homenagem ao Prof. Antonio Barros de Castro, dia 6 de outubro às 16 horas pelo Grupo de estudos Brasil – China do CEAv-Unicamp: notas de Fernando Nogueira da Costa.


Imprimir



O grupo de Estudos Brasil-China do Centro de Estudos Avançados promove:
 

Seminário
O Brasil no espelho da China:
as reflexões de Barros de Castro

 


O seminário é uma homenagem do Grupo de Estudos Brasil-China do CEAv-Unicamp ao Prof. Antônio Barros de Castro, falecido no dia 20 de agosto passado. A perda desse ilustre pesquisador ocorreu às vésperas de uma palestra que ele ministraria na Unicamp, na qual queria atualizar sua reflexão acerca de como o deslocamento do centro de gravidade da economia mundial para a Ásia, em particular para a China, repercutiria no desenvolvimento da economia brasileira.

O Professor Barros de Castro foi professor da Unicamp na década de setenta, onde defendeu seu doutorado no ano de 1977 com a tese "Engenhos de Açúcar no Brasil Colonial". De 1980 a 2003, foi professor titular do Instituto de Economia da UFRJ, onde recebeu o título de professor emérito. Foi também professor visitante nas Universidades do Chile, Cambridge e Oxford (Inglaterra), Universidade da Califórnia, Berkeley (Estados Unidos). Foi presidente (1992-1993), diretor (2004-2007) e assessor da Presidência do BNDES. Foi membro do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, Estados Unidos.

Palestrantes:

Fernando Nogueira da Costa (Veja a apresentação, pdf, 762 kb)
Júlio Sérgio Gomes de Almeida
Instituto de Economia da Unicamp

Data: 06 de outubro de 2011
Horário: 16h00
Local: Anfiteatro do Instituto de Economia

informações:
www.gr.unicamp.br/ceav
ceav@reitoria.unicamp.br
tel (55) 19 3521 5231
 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados