www.centrocelsofurtado.org.br


José Antonio Ocampo candidato à presidência do Banco Mundial.


Imprimir



 
Debate no Workshop 2011: Luiz Carlos Bresser-Pereira, Jose Antonio Ocampo e o Embaixador Rubens Ricúpero.
 
José Antonio Ocampo, professor na Universidade de Columbia, NY, confirmou hoje que é candidato à Presidência do Banco Mundial. Segundo a edição de 21 de março do jornal Valor, Ocampo teria o apoio do governo brasileiro.
 
José Antonio Ocampo, colombiano de 59 anos, doutorado em economia pela Universidade de Yale, foi Ministro da Agricultura e das Finanças de seu país, secretário Executivo da CEPAL e subsecretário adjunto para assuntos econômicos e sociais da ONU.  Sócio do Centro Celso Furtado, o professor Ocampo participa regularmente das atividades Centro. Em 2011 apresentou uma comunicação no workshop sobre novo desenvolvimentismo (aqui).
 
O atual presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, deixará o cargo no dia 30 de junho. Além de Ocampo, Jeffrey Sachs, um outro professor de Columbia, também já se declarou candidato. O mesmo ocorre com Ngozi Okonjo-Iweala, ministra das finanças do governo nigeriano. O governo americano deve anunciar o nome de seu candidato até dia 23 de março. Desde a sua fundação o Banco Mundial foi sempre presidido pelo candidato do governo americano, maior acionista do Banco.





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados