www.centrocelsofurtado.org.br


"Brasil dos Bancos", de Fernando Nogueira da Costa.


Imprimir



 

BRASIL DOS BANCOS 

Fernando Nogueira da Costa

São Paulo: EDUSP, 2012

XVIII Prêmio Brasil de Economia 2012
ISBN 10: 85-314-1319-2
ISBN 13: 978-85-314-1319-3
Formato: 16x23 cm 
Nº de Páginas: 532 pp. 
Peso: 814 g

 

O livro “Brasil dos Bancos”, do professor Fernando Nogueira da Costa, foi contemplado com o Primeiro Lugar no XVIII Prêmio Brasil de Economia, na categoria Livro de Economia (http://www.cofecon.org.br/dmdocuments/Atos-Normativos/Del/2012/Del-2012%2816%29.pdf).
 
A solenidade de entrega do prêmio ocorrerá no dia 12 de setembro de 2012, às 19 horas, na abertura do XXIII SINCE, no Hotel Dayrel, em Belo Horizonte-MG.
 
Leia o sumário do livro disponível no site da EDUSP, clique aqui.

Em seu Blog (http://fernandonogueiracosta.wordpress.com) o prof. Fernando Nogueira da Costa postou a apresentação da Prof. Maria da Conceição Tavares:

Apresentação da Professora Maria da Conceição Tavares:
 
“Conheci Fernando Nogueira da Costa quando ele foi meu aluno no curso de mestrado na Unicamp, em 1976. Sua dissertação, Bancos em Minas Gerais (l889-l964), defendida em 1978, foi seu primeiro trabalho de fôlego – um estudo da trajetória dos principais bancos privados mineiros. Fui também sua professora no curso de doutorado e participei da banca julgadora de sua tese Banco do Estado: O Caso Banespa, defendida em 1988.
 
Dedicou-se depois a estudar a diversificação setorial dos grandes grupos bancários e, mais tarde, as crises bancárias, as privatizações e a desnacionalização do final da década de 1990. No início dos anos 2000, tornou-se um militante ativo na desmistificação do neoliberalismo e na defesa dos bancos públicos. No primeiro governo Lula foi vice-presidente da Caixa Econômica Federal e, ao mesmo tempo, diretor-executivo da Federação Brasileira dos Bancos, quando então aprofundou ainda mais sua visão sistêmica do setor bancário e do mercado de capitais.
 
Brasil dos Bancos representa a síntese das pesquisas de Fernando acerca da atuação dos bancos (públicos e privados) na economia brasileira. A importância dessas instituições para o desenvolvimento econômico fica clara desde a criação do primeiro Banco do Brasil, no século XIX, e não fez senão aumentar ao longo desses duzentos anos.
Não posso deixar de me regozijar com a produtividade e a coerência de sua vida acadêmica e com a sua militância esclarecida contra a desnacionalização e a privatização dos bancos públicos.”
 
Maria da Conceição Tavares

 

Mais Informações:

Blog do Fernando Nogueira da Costa: http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/livro-brasil-dos-bancos/

Edusp: http://www.edusp.com.br/detlivro.asp?ID=413193






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados