www.centrocelsofurtado.org.br


Centro Celso Furtado e IPEA organizam curso “Macroeconomia e Desenvolvimento” em Bagé (RS), em parceria com a UNIPAMPA.


Imprimir



 
Organizado pela Diretoria de Macroeconomia do IPEA e pelo Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento em colaboração com a UNIPAMPA, o 20º curso “Macroeconomia e Desenvolvimento”, teve início no dia 5 de novembro de 2012, em Bagé, Rio Grande do Sul, no auditório do Campus dessa cidade. O curso de 4 dias, coorganizado pelo Prof. Hélvio Rech é ministrado pelos professores Carlos Ocké (IPEA - macroeconomia), Fernando de Mattos (UFF/Centro Celso Furtado – desenvolvimento econômico), Miguel Matteo (IPEA – desenvolvimento regional). A conferência final, aberta ao público, será pronunciada dia 8 de novembro às 15 horas pelo Prof. Pedro Cezar Dutra Fonseca no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Bagé, depois da projeção do filme “O Longo Amanhecer – Uma cinebiografia de Celso Furtado” de José Mariani. Professor da UFRGS e membro do Conselho Deliberativo do Centro Celso Furtado, o Prof. Pedro Cezar Dutra Fonseca discorrerá sobre “Desenvolvimentismo no Brasil: do século XX ao século XXI: uma reflexão sobre a trajetória do desenvolvimentismo no Brasil, e a atualidade do conceito para enfrentar os desafios de um país desigual”. O Prof. Dutra Fonseca acaba de publicar o livro “A era Vargas”, coorganizado pelo Prof. Pedro Paulo Zahluth Bastos (Unicamp), pela editora Unesp, com o apoio do Centro Celso Furtado.
 
 

 



 

 

 

 

Estão inscritos no curso 34 alunos, entre estudantes, professores, e economistas de toda a região (Pelotas, Rio Grande, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Santa Maria e até Porto Alegre) e de diversas entidades como a Embrapa Pecuária Sul, Prefeitura Municipal de Bagé, Corecon, EMATER-RS. A UNIPAMPA, Universidade Federal do Pampa foi criada em 2008 pelo governo federal para minimizar o processo de estagnação econômica da região onde está inserida. O curso é transmitido para os outros 9 campi da Universidade na região de fronteira sudoeste do Rio Grande do Sul.
 
Este é o 20º curso “Macroeconomia e Desenvolvimento” promovido pelo Centro Celso Furtado e pelo IPEA desde 2009, com seus parceiros locais: universidades, prefeituras e outros agentes do desenvolvimento.  As outras sessões do curso foram organizadas em Belém (duas sessões), Salvador, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Belém, Recife, Florianópolis, Belo Horizonte (duas sessões), Santa Maria, Campina Grande, Manaus, Vitória da Conquista, Caxias do Sul, Porto Alegre, Belo Horizonte e Juazeiro do Norte, oferecendo uma capilaridade inédita às duas instituições, e fazendo com que elas participem do debate nacional para além do circuito Rio de Janeiro – São Paulo. 





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados