www.centrocelsofurtado.org.br


Controvérsias do Pensamento Econômico Brasileiro: história, desenvolvimento e revolução


Imprimir



 

MALTA, Maria et al. (Orgs.). Controvérsias do Pensamento Econômico Brasileiro: história, desenvolvimento e revolução. Rio de Janeiro: Mórula, 2022. [Recurso Digital, ePDF 2.4 Mb]. 325 p.

| Livro online (Acesso aberto).

 

"Esta obra coletiva editada pelos professores Maria Malta, Jaime León, Carla Curty e Bruno Borja oferece uma contribuição criteriosa e inovadora à História do Pensamento Econômico Brasileiro (HPEB). Para além disso, ao alinhavar uma história crítica e engajada do pensamento sobre desenvolvimento no Brasil, esse livro também aponta os rumos para uma renovação da atividade política de esquerda no país. Quando um livro pode transformar nossa compreensão do passado e, simultaneamente, informar a construção política do futuro, ele se torna uma obra clássica.

O exame da HPEB nesta obra demonstra a fertilidade ímpar do pensamento social brasileiro, que floresce ao longo do século XX em meio a um turbilhão de transformações radicais na economia e na sociedade. Essa fertilidade e a relevância prática da obra de Nelson Werneck Sodré, Caio Prado Jr, Celso Furtado, Florestan Fernandes e dos demais intelectuais de primeira linha revistos neste volume não foram conquistas puramente acadêmicas por parte de personagens desconectados da vida do povo. Pelo contrário, este livro mostra como suas ideias derivam do profundo compromisso político dos nossos intelectuais-chave, muitas vezes com graves riscos pessoais devido às repetidas ondas de repressão política no país. Os nossos autores defrontaram-se, então, ao longo de décadas, com os graves problemas e as tensões emergentes no Brasil, com suas consequências políticas e com a construção de alternativas, tanto de dentro como de fora do governo. Sua integridade intelectual salta aos olhos, e o reconhecimento de sua contribuição demanda uma seriedade correspondente na leitura de sua obra. Infelizmente, por muito tempo até o lançamento deste livro, seus trabalhos estavam dormentes e não receberam a atenção merecida.

Os autores lidos e (re)interpretados nos capítulos que se seguem lançaram projetos intelectuais convergentes porém jamais idênticos, buscando a elucidação da dinâmica do desenvolvimento brasileiro, suas contradições, limites e – muito importante para eles – os seus pontos de tensão, onde a intervenção do povo mobilizado poderia transformar a realidade numa direção progressista. Poucos países periféricos podem contar com duas gerações de pensadores brilhantes, críticos, originais e comprometidos com a realização do potencial da nação e de sua maioria pobre, até hoje dominada, humilhada, reprimida e explorada."

Alfredo Saad Filho
Professor de Economia Política e Desenvolvimento Internacional no Kings College, Londres.

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados