www.centrocelsofurtado.org.br


Projetos Institucionais de Pesquisa e Extensão


Imprimir



É com grande satisfação que apresentamos os projetos institucionais de pesquisa do Centro Internacional Celso Furtado, uma instituição comprometida com o avanço do conhecimento e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável.

Fundado em homenagem ao renomado economista brasileiro Celso Furtado, nosso Centro tem como missão, dentre outros, promover estudos e pesquisas que contribuam para o entendimento dos desafios enfrentados pelas economias em desenvolvimento e para a construção de soluções inovadoras que impactem positivamente a vida das pessoas.

Os projetos atualmente em curso são desenvolvidos por equipes multidisciplinares de pesquisadores, sempre sob coordenação de professor-doutor associado, que busca a integração entre teoria e prática, fomentando o diálogo entre academia, governos, sociedade e setor privado. Acreditamos que essa abordagem colaborativa é fundamental para o fortalecimento das bases do desenvolvimento sustentável e inclusivo.

 

Projeto 1 - "Democracia, desenvolvimento e direitos: desafios do tempo presente"

 
A partir de uma rede nacional e transdisciplinar, envolvendo pesquisadores da economia, da ciência política, da história, da sociologia, do direito, da filosofia, das relações internacionais, da comunicação e do cinema, este projeto procura integrar a atividade acadêmica e as experiências concretas da sociedade civil e da administração do Estado em um corpus reflexivo e interativo, promotor de conhecimento mútuo, amalgamando aspectos próprios à pesquisa e à extensão universitária, unindo de forma articulada uma ampla gama de saberes produzidos em diversos campos, áreas e subáreas de produção intelectual, em correlação com ações concretas na esfera da sociedade e do Estado. Foram definidos três eixos de ações em torno de temas axiais - democracia, desenvolvimento e direitos. O 1º eixo constituirá um Fórum Permanente de discussão, reunindo pesquisadores acadêmicos, nacionais e internacionais, e convidados. O 2º eixo abarcará a execução de oficinas regionais de reflexão e ação continuada sobre capacidades democráticas e desenvolvimento, com objetivo de cruzar linguagens, agenda e experiências, em diálogo horizontal, capaz de inovar pontos de reflexão, atuação, gestão e projetos de futuro. O 3º eixo executará ações relacionadas à produção e disponibilização de um banco de registros documentais e audiovisuais, produzidos em todas as etapas (seleção, roteiro de entrevista, execução, edição) em um Acervo Digital sobre memórias da democracia, dos direitos e do desenvolvimento, agrupando relatos de trajetórias de reconhecidas personalidades da vida acadêmica, social e política do país. As ações de pesquisa e extensão buscarão fomentar a troca de saberes, vivências e expertises, promovendo uma articulação crítica, analítica e prescritiva, entre a academia, a sociedade e o Estado, exigindo olhares múltiplos e integrados para o enfrentamento das complexidades teóricas e também empíricas, intelectuais e práticas, envolvidas na construção da cidadania no Brasil.
 
Coordenação: José Henrique Artigas (UFPB); Vera Alves Cepêda (CICEF; UFSCar; CEDEC); Carlos Pinkusfeld Bastos (CICEF; UFRJ).
 
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (Chamada n.º 40/2022 Pró-Humanidades - Linha 3B - Projetos em Rede - Políticas públicas para o desenvolvimento humano e social).
 
 

Projeto 2 - "A inserção do Brasil no século XXI e seu desempenho macroeconômico"

 
A presente proposta tem como objetivo reunir associados do Centro Internacional Celso Furtado que possuem importante contribuição para a análise da economia brasileira, tanto na academia quanto em órgãos públicos de formulação e análise de políticas públicas. Estes economistas, cientistas sociais, historiadores etc. coordenariam grupos de trabalho setoriais que teriam como objetivo a produção de relatórios, semestrais e/ou trimestrais. Uma característica deste projeto é sua forma de divulgação, considerando acreditarmos que processos de mudança estrutural, dada sua complexidade e naturais tensões criadas entre os vários atores sociais, demandam a criação de consensos a respeito de ideias chave, os quais só são alcançáveis com o amplo debate que escapa do universo acadêmico. Por esta razão, uma das principais finalidades desse projeto é levar os resultados da pesquisa a grupos da sociedade que de alguma forma tem participação relevante no processo sócio-político, como sindicatos, parlamentares, instituições que congregam categorias não profissionais, por exemplo. É preciso pensar em como os rápidos avanços que temos testemunhado nas ferramentas de comunicação podem ser aproveitados para a consolidação desta rede ampliada, interconectando instituições e núcleos nacionais e regionais em que já existem importantes reflexões, seja sobre a sua realidade particular, seja sobre o espaço nacional e global, com todos os demais atores interessados.
 
Coordenação: Fernando Maccari Lara (CICEF; UNISINOS); Carlos Pinkusfeld Bastos (CICEF; UFRJ); Vanessa Petrelli (CICEF; UFU); Patieene Passoni (UNAM); João Hallak Neto (CORECON-RJ; IBGE).
 
Apoio: Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro - CORECON/RJ.
 
 

Projeto 3 - "Medição da Economia de Dados: um estudo de caso sobre o Brasil"

 
O aumento explosivo da digitalização nas últimas décadas – e especialmente durante a pandemia da Covid-19 – acelerou, ao mesmo tempo em que aprofundou, seu avanço, formas de produção e uso. Foi, portanto, potencializado seu peso, relevância e efeitos econômicos, sociais e políticos, assim como seu papel como centro nevrálgico e crucial da disputa geopolítica e geoeconômica mundial do terceiro milênio. Agigantam-se tanto as oportunidades quanto a necessidade de dar respostas à inegável urgência de entender, mensurar e discutir os modos, condições e possíveis efeitos e necessidades de apoio e regulação desse vertiginoso processo de digitalização, não apenas no Brasil, mas em várias outras partes do mundo e, principalmente, dentro do conjunto das organizações internacionais responsáveis pela governança e promoção do desenvolvimento mundial. Adiciona-se que essa área estratégica é apontada, há décadas, como principal motor irradiador de inovações tecnológicas a todas as demais atividades produtivas. Objetivando avançar na busca de respostas a esses desafios, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), demandou ao Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF) a elaboração e execução do projeto em tela. Para tanto, o CICEF contará com apoio e participação da Rede de Pesquisa em Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist). Esse projeto buscará traçar um panorama da economia de dados no Brasil, a partir de uma revisão e discussão crítica de alto nível sobre os principais conceitos, metodologias e práticas nacionais e internacionais dedicados à medição da economia de dados. Seu objetivo geral é o de levantar e elencar questões, agendas, possibilidades, obstáculos e pontos de atenção que merecem ser levados em consideração por aqueles que estudam, regulam, orientam e produzem e comercializam bens e serviços nessa área.
 
Coordenação: Marcos Dantas (CICEF; UFRJ; CGI.br/NIC.br); José Eduardo Cassiolato (CICEF; UFRJ; RedeSist); Helena M. M. Lastres (CICEF; RedeSist).
 
Financiamento: Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)
 
 

Nossos projetos são conduzidos com rigor metodológico, embasados em evidências e alinhados com os princípios éticos da pesquisa acadêmica. Além disso, buscamos promover a disseminação dos resultados de nossas investigações por meio de publicações, eventos, fóruns e programas de capacitação.

Acreditamos que a pesquisa de qualidade desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade mais justa e próspera, e estamos comprometidos em contribuir para o avanço do conhecimento e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Agradecemos o interesse em nossos projetos e convidamos a todos a se engajarem nessa jornada em prol de um futuro melhor para todos.






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados