www.centrocelsofurtado.org.br


Livros e Revistas


Imprimir



As publicações do Centro Celso Furtado incluem a edição de livros e revistas em parcerias com outras instituições, com conteúdo vinculado às suas principais atividades.

 

 

 

 

  • Complexidade econômica (2017). O livro se dirige a iniciantes em estudos de economia, leigos e também economistas que se interessam pelo assunto. O texto tem um tom informal, para incentivar o leitor a pesquisar mais sobre os temas tratados, estimular o debate e tornar a leitura mais interessante. As análises e discussões são simples, diretas e atuais, mas com forte embasamento teórico e empírico, além de trazerem recomendações de leitura adicional. O objetivo é motivar o leitor a seguir explorando os conceitos e ideias apresentados a partir da discussão de temas do dia a dia. Além de tratar de debates correntes da economia brasileira e mundial, o livro aborda temas teóricos de maneira aplicada, buscando sempre a conexão entre teoria e aplicações.

 

  • Como os países ricos ficaram ricos... e por que os países pobres continuam pobres (2016). O  livro teve sua primeira edição em 2007 em inglês - How rich countries got rich... and why poor countries stay poor, e chega ao Brasil através da parceria entre o Centro Celso Furtado e a Editora Contraponto, com tradução de Caetano Penna. Erik Reinert, é economista, especialista em desenvolvimento econômico e história econômica pelas Universidades de Harvard e de Cornell.

 

 

  • Brasil, sociedade em movimento (2015). Organização de Pedro de Souza. Uma coletânea de 45 artigos de pesquisadores nacionais e internacionais, que discorrem sobre os obstáculos, as aspirações e reivindicações do modelo de desenvolvimento brasileiro. E sobre nossas relações com a América Latina e o Caribe, a Europa, a Ásia e o Oriente Médio. É, acima de tudo, um retrato de corpo inteiro do Brasil em 2015, de uma sociedade em movimento que se busca, se indigna, inova, recua e avança. Coedição com a Editora Paz e Terra.

  • Florestan Fernandes, 20 anos depois – um exercício de memória (2015). Organização de Vera Alves Cepêda e Thiago Mazucato
    Neste livro, organizado para lembrar os 20 anos de sua morte, os autores apresentam algumas contribuições investigativas sobre a obra, o homem e o legado de Florestan Fernandes. Este livro constitui-se numa tentativa de elaborar uma contribuição para o conjunto de estudos e pesquisas, principalmente em pensamento político e social brasileiro, sobre este importante autor . Realizado pelo grupo "Ideias Intelectuais e Instituições", da UFSCar.

 

  • Monografias Premiadas Eletrobras 50 anosreúne as monografias premiadas no concurso organizado por ocasião do 50º aniversário da Eletrobras. Os colaboradores de todas as empresas Eletrobras e aposentados foram convidados a escrever sobre dois temas: “As contribuições das Empresas Eletrobras para o desenvolvimento econômico, ambiental social e/ou tecnológico nacional, ao longo dos últimos 50 anos” ou “Cenários, oportunidades e desafios para o crescimento das empresas Eletrobras nos próximos anos”.

 

 

 

 

  • O pensamento de Celso Furtado e o Nordeste hoje (2009) – O livro é um produto do ciclo de conferências realizado pelo Centro Celso Furtado, em três capitais nordestinas, que congregou especialistas e a comunidade acadêmica e política num esforço de repensar a região. Coedição com a Contraponto Editora.

 

 

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados