www.centrocelsofurtado.org.br


Programação - 2010


Imprimir



A eleição presidencial marcou as atividades acadêmicas do Centro Celso Furtado. Em seminário realizado no fim de agosto, alguns dos sócios debateram os erros e acertos do passado e apresentaram propostas para os próximos governos. Em outubro, um seminário realizado em Natal analisou as mudanças nas cidades médias do Nordeste.


► Seminário As cidades médias do Nordeste: Espaços, territórios e inovação – Busca analisar a natureza das transformações que vem ocorrendo nas cidades médias do Nordeste, no momento em que projetos estruturantes agravam a concentração das atividades econômicas nas grandes regiões metropolitanas.

► Que país queremos? Propostas de desenvolvimento para o Brasil - Seminário interno organizado pelo Centro Celso Furtado, com seis de seus sócios: Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, Luiz Carlos Delorme Prado, David Kupfer, Francisco de Oliveira, Ricardo Ismael e Adilson de Oliveira.

► Mesa em Homenagem à professora Maria da Conceição Tavares - O BNDES e o Centro Internacional Celso Furtado se associaram para homenagear a professora Maria da Conceição Tavares. O evento, no dia 13 de setembro, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, foi realizado junto com o lançamento da quarta edição de Memórias do Desenvolvimento, que publica os relatórios da pesquisa O papel do BNDE na industrialização do Brasil – Os anos dourados do desenvolvimentismo, 1952-1980.
Participantes: Maria da Conceição Tavares, Tânia Bacelar de Araújo, Luciano Coutinho, Luiz Carlos Delorme Prado, João Carlos Ferraz, Ernani Torres.

► Ciclo de conferências O desenvolvimento econômico brasileiro e a CAIXA - Por ocasião do 150º aniversário da Caixa Econômica Federal, a Universidade CAIXA, em parceria com o Centro Celso Furtado, promoveram o ciclo de conferências e o 1º Concurso Nacional CAIXA de Monografias com o mesmo o título, ambos reservados aos funcionários da Caixa. O evento foi realizado de 28 de julho a 11 de outubro.
Palestrantes: Ricardo Bielschowsky, Luiz Carlos Prado, Leda Paulani, Antonio Correa de Lacerda, Marcio Pochmann e Tania Bacelar.

► Mesa Tendências do desenvolvimento brasileiro e desafios para o Nordeste - A mesa foi realizada no dia 20 de julho, durante o XVI Forum BNB de Desenvolvimento e o XV Encontro Regional de Economia, na sede do Banco do Nordeste do Brasil, em Fortaleza.
Presidente de mesa: Tânia Bacelar
Palestrante: Liana Carleal, Jair do Amaral

► Workshop internacional Desenvolvimento econômico e proteção social - Realizado na UFRJ, Rio de Janeiro, no dia 28 de junho.
Coordenadores de mesa: João Sabóia e Cristina Riche
Palestrantes: Robert Boyer, Andras Uthoff, Michel Messu, Lena Lavinas, Sugeng Bahagijo, David Casassas, Ruben LoVuolo, Ingrid Van Niekerk.

► Cursos


Macroeconomia e Desenvolvimento

- Em parceria com o IPEA, e com:

- Secretaria de Planejamento do Estado da Paraíba, em João Pessoa (janeiro)
- Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, em Recife (abril)
- Instituto de Pesquisa Econômica, Social e Ambiental do Estado do Pará, em Belém (março)
- Sebrae/MG, em Belo Horizonte (maio)
- Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, em Florianópolis (maio)
- Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria/RS (agosto)

 

Minicursos durante o seminário As cidades médias do Nordeste: Espaços, territórios e inovação

 - O pensamento de Celso Furtado - Prof. José Elesbão de Almeida, do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal
- O debate do Desenvolvimento - Prof. Fábio de Sá Earp, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Local: Univeridasde Federal do Rio Grande do Norte, em Natal






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados