www.centrocelsofurtado.org.br


Bolsas e Prêmio


Imprimir



O programa de Bolsas de Mestrado e Doutorado do Centro Celso Furtado foi criado em 2008 com o intuito de apoiar os estudos da temática do desenvolvimento. Em 2009 o Centro assinou um convênio com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), assim, as bolsas pelo Banco se somaram às do Centro, e nas linhas de pesquisa foi incluído um eixo de desenvolvimento regional, ligado à problemática nordestina.

Em 2010 o Centro lançou, ainda em parceria com o BNB, um programa de Bolsas de Pesquisa para doutores, que seleciona até quatro projetos de pesquisa por ano, e um Prêmio de Monografias para graduandos que, em 2011, tem como tema a obra de Celso Furtado.

Todos estes programas são criados e acompanhados pelo Comitê Científico do Centro Celso Furtado.

Com os programas de bolsas o Centro Celso Furtado não pretende apenas apoiar os estudos ligados à problemática do desenvolvimento, mas também criar elos mais profundos com jovens pesquisadores, seus orientadores e a Academia. Após o término da bolsa o Centro procura seguir a carreira dos seus ex-bolsistas, a quem poderão ser confiadas missões de informação e pesquisa nas áreas de sua competência.

Alguns exemplos do percurso de bolsistas e ex-bolsistas do Centro:

  • Carlos Henrique Santana, bolsista de doutorado, vem ministrando cursos nas áreas de relações internacionais, gestão pública e ciência política na PUC - Rio e na UFRJ.
     
  • Daniela Carbinato, bolsista de mestrado, é hoje bolsista do IPEA.
     
  • Dilson Trennepohl, bolsista de doutorado, voltou às atividades acadêmicas na UNIJUI, onde integrou o corpo docente permanente do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento.
     
  • Giuliano Contento de Oliveira, bolsista de doutorado, é professor da Unicamp.
     
  • Josemary Alves, bolsista de mestrado, é professora da UFRN.
     
  • Maurício Andrade Weiss, bolsista de mestrado, prepara doutorado de Teoria Econômica na Unicamp.
     
  • Paula Nabuco Felipe, bolsista de mestrado, depois de um ano na China, prepara seu doutorado e colabora com o Centro Celso Furtado na montagem de um programa de apoio aos estudos asiáticos avançados.
     
  • Pedro Cury Rocha Curado, bolsista de mestrado, prepara doutorado em Economia Política Internacional na UFRJ.
     
  • Rafael Gumiero, bolsista de mestrado, inicia o doutorado em Ciência Política sobre o papel da Política Nacional de Desenvolvimento Regional para o desenvolvimento econômico do Nordeste durante o governo Lula.
     
  • Raphael Gouvêa, bolsista de mestrado, é pesquisador do IPEA e publicou um artigo com seu orientador, Gilberto Tadeu Lima, no último número do Journal of Post Keynesian Economics. Um de seus trabalhos ficou em segundo lugar em uma das categorias do último Prêmio de Monografias da Secretaria do Tesouro Nacional.
     
  • Thaiz Braga, bolsista de doutorado, é diretora de Pesquisas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.
     

 Este programa foi descontinuado. Mantemos a informação para registro das nossas atividades.






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados