www.centrocelsofurtado.org.br


Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento


Imprimir



 

O Centro Celso Furtado nasceu de uma proposta do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentada a Celso Furtado em junho de 2004. A esse “centro irradiador de projetos e políticas inovadoras no combate à fome, à pobreza e aos gargalos do desenvolvimento” o Presidente propôs dar o nome de Celso Furtado. Sua criação constitui justa homenagem a um dos maiores economistas do século XX. A ele deve-se a compreensão de que as estruturas de poder e de produção precisam ser modificadas para que o desenvolvimento possa romper a lógica de dependência e da concentração da riqueza.

Inicialmente presidido por Luiz Gonzaga Belluzzo, Maria da Conceição Tavares e Rosa Freire d’Aguiar Furtado, o Centro conta hoje 313 sócios e foi apoiado desde a sua fundação por quatro empresas públicas: BNDES, Petrobras, Caixa Econômica Federal e Eletrobras, a que se juntou o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em 2010.

O objetivo do Centro, formulado no manifesto apresentado pelo então ministro Luiz Dulci em setembro de 2005 na Conferência de Helsique, é “aprofundar, sistematizar e formular projetos de investigação e pesquisa em torno dos temas cruciais do desenvolvimento do século XXI”, ou como sintetizou Tania Bacelar de Araujo: documentar o desenvolvimento, estudar, formar, debater e propor iniciativas sobre desenvolvimento.

Para a consecução de seus objetivos o Centro, que abriga a biblioteca pessoal de Celso Furtado, vem formulando um conjunto de projetos, que abrangem desde bolsas de estudo e de pesquisa, a publicações, cursos de formação, debates sobre questões como as da reforma agrária, da educação e saúde pública no Brasil, programas como os que envolvem o desenvolvimento regional, especialmente da região Nordeste, e o estudo da economia dos países emergentes, nomeadamente a China, a Índia, a África do Sul, e da América Latina.

Cumprindo esses objetivos, o Centro se dedica na realidade à tarefa de atualizar a agenda do desenvolvimento. Nas palavras de Luiz Gonzaga Belluzzo: "O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento nasce com o propósito de honrar a trajetória do mestre. O que implica, desde logo, o compromisso intelectual de encarar com igual desassombro os desafios teóricos e políticos do desenvolvimento em nosso tempo.”

O Centro Internacional Celso Furtado é uma associação civil de direito privado, de interesse público, sem fins lucrativos. Todos os seus dirigentes eleitos são benévolos. 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados