www.centrocelsofurtado.org.br


Memórias do Desenvolvimento


Imprimir



O Centro Celso Furtado lançou em junho de 2007 o primeiro número de mais uma publicação: Memórias do Desenvolvimento. Dedicada a resgatar e reproduzir textos relevantes do debate sobre o desenvolvimento, esta publicação periódica busca a recuperação histórica de documentos, pronunciamentos, artigos e relatórios, que são de suma importância para a compreensão do processo de desenvolvimento brasileiro. Foram lançados 5 números até o presente.

  

 

  • Memórias do Desenvolvimento 5 (outubro de 2016) - Relatórios da pesquisa BNDES: Entre o desenvolvimentismo e o neoliberalismo (1982-2004), coordenada pela professora Gloria Maria Moraes da Costa.
  • Memórias do Desenvolvimento 4 (setembro de 2010) - Relatórios da pesquisa O papel do BNDE na industrialização do Brasil – Os anos dourados do desenvolvimentismo, 1952-1982, coordenada pela professora Maria da Conceição Tavares entre 2007 e 2010.
  • Memórias do Desenvolvimento 3 (outubro de 2009) - Depoimentos de ex-presidentes, diretores e funcionários do BNDES e de líderes empresariais que tiveram expressiva atuação e voz durante o processo de industrialização.
  • Memórias do Desenvolvimento 2 (julho de 2008) - Documentos importantes para a compreensão da economia brasileira durante a implantação da industrialização, que marcou os dois governos de Vargas e os governos Dutra e Kubitschek.
  • Memórias do Desenvolvimento 1 (junho de 2007) - Textos publicados pela Revista brasileira de economia, nos anos 1950, em torno do debate teórico entre o professor Celso Furtado e o economista Ragnar Nurkse.

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados