www.centrocelsofurtado.org.br


CICEF e AKB lançam dossiê conjunto


Imprimir



| Publicação online (Pdf 3,05 MB)

 

Este Dossiê representa uma iniciativa da profícua parceria entre a Associação Keynesiana Brasileira e o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (Dossiê AKB- CICEF), buscando contribuir para o debate a respeito dos desafios, das possibilidades e das alternativas de políticas econômica para a economia brasileira depois da pandemia de Covid-19.

Como todos sabem, a pandemia de Covid-19 revelou um drama social global sem precedentes. Ela acentuou as desigualdades socioeconômicas, revelou os limites do atual modelo de desenvolvimento, reacendeu debates sobre os malefícios e benefícios associados à globalização e acirrou disputas nas relações internacionais. Os impactos negativos nas dimensões econômica, social e política foram significativos em todo o mundo e requereram (e estão a requerer) medidas extraordinárias.

Diante da possibilidade de outras pandemias globais, muitos especialistas apontam para a necessidade de criar um consenso global sobre os perigos da emergência climática. Paralelamente, a pandemia tem evidenciado a necessidade de reinventar a forma como as sociedades organizam suas redes sociais e produtivas, com adicionais desafios às economias periféricas, distantes da fronteira tecnológica e inseridas de forma subordinada na globalização.

Em um primeiro momento, a disputa de narrativas entre os economistas pareceu dar lugar a um consenso a respeito do necessário papel ativo do Estado. As reações dos diferentes Estados nacionais aos efeitos da pandemia pareciam, então, se assemelhar às reações à grande depressão da década de 1930, com posterior desenvolvimento de um sistema de governança econômica global juntamente com um estado de bem-estar social. Ao transformar a maneira como as pessoas pensavam sobre a economia e a ciência econômica, John Maynard Keynes respondeu aos desafios de sua época e contribuiu para o consenso intelectual de então. Entretanto, é possível identificar a sobrevida de muitos dogmas da ciência econômica dominante, com a propagação de discursos políticos que incitam o retorno às políticas econômicas neoliberais tão logo seja possível retornar à “normalidade”.

Foi justamente para vislumbrar possíveis caminhos e alternativas diante desse contexto de incertezas e indagações, particularmente com relação ao presente e ao futuro da economia brasileira, que o presente Dossiê AKB-CICEF foi preparado, com a reunião de trabalhos que buscaram refletir sobre questões diversas realizadas à temática em questão.
Desejamos a todos uma ótima leitura e que o material possa servir, de alguma forma, para recolocar a economia brasileira na trilha do desenvolvimento.

 
Giuliano Contento de Oliveira
Professor da Unicamp
Presidente da AKB
 
Anderson Cavalcante
Professor da UFMG
Vice-Presidente da AKB
 
Carlos Pinkusfeld Bastos
Professor da UFRJ
Diretor-Presidente do CICEF





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados