www.centrocelsofurtado.org.br


Plínio de Arruda Sampaio


Imprimir



É com enorme pesar que o Conselho Deliberativo e a Diretoria do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento receberam nesta terça-feira, dia 8 de julho, a notícia do falecimento de Plínio de Arruda Sampaio, ex-deputado federal e sócio do Centro Celso Furtado.

Formado em Direto pela Universidade de São Paulo (USP), Plínio foi promotor público no início da carreira profissional e professor na Fundação Getúlio Vargas. Em 2010, se candidatou à presidência da República pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), tendo sido o quarto mais votado.

Desde 2012, atuou como presidente de honra da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), ONG fundada na década de 1960. Seu ingresso na política se deu em 1959, quando trabalhou como coordenador do Plano de Ação do governo de São Paulo, antes de ser eleito pela primeira vez deputado federal, em 1962, pelo Partido Democrata Cristão (PDC).

Dois anos depois, foi um dos primeiros a ter seus direitos políticos cassados pelo Ato Institucional Nº 1, do então recém-instaurado Regime Militar no Brasil. Exilou-se no Chile e nos EUA – onde fez mestrado em Economia Agrícola na Universidade Cornell - antes de retornar ao Brasil em 1976, quando passou a protagonizar a luta contra a ditadura e em prol da anistia aos condenados políticos pelo regime.

Na mesma época, ingressou no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), no qual permaneceu por dois anos antes de se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi ativo durante o movimento Diretas Já, pelo fim da ditadura, e, em 1986, voltou a ser eleito deputado federal por São Paulo.

Em 2005, Plínio deixou o PT para se juntar ao PSOL, pelo qual foi candidato a governador no ano seguinte e à presidência da República nas eleições de 2010. Nos últimos anos escreveu vários livros, dente eles: Desafios da Luta pelo Socialismo (2002) e Capitalismo em Crise (2009).

Em junho de 2007, Plínio de Arruda Sampaio participou, ao lado de Maria da Conceição Tavares, Gerson Gomes, Leonilde Medeiros, João Pedro Stedile e Manoel dos Santos, do Seminário A Questão Agrária, organizado pelo Centro Internacional Celso Furtado. O conteúdo deste Seminário integra a sexta edição da revista Cadernos do Desenvolvimento.






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados