www.centrocelsofurtado.org.br


O legado de Celso Furtado e as Perspectivas para o Desenvolvimento Econômico no Brasil


Imprimir



 

 

Acontece na Unifesp de Osasco um ciclo de debates dedicado a um dos mais importantes economistas do Brasil, que procurou compreender a problemática do desenvolvimento econômico latino-americano e, em particular, do brasileiro: Celso Furtado.

Como pensador, acreditava que a compreensão do desenvolvimento econômico passava pela construção de uma teoria econômica que se adequasse à realidade capitalista periférica. Para tanto, defendia uma teoria que servisse de elemento norteador não apenas ao crescimento quantitativo, mas, também, à melhoria constante da qualidade de vida dos diferentes segmentos sociais. Seu pensamento, portanto, vinculava-se à mudança social pautada numa teoria e num conhecimento que possibilitasse intervenções conscientes no sentido do desenvolvimento econômico.

Por isso, em memória aos dez anos de seu falecimento, a reflexão sobre sua obra, que integrava o conhecimento econômico a diferentes áreas do saber, pode se converter num importante ponto de partida para a formação de economistas e demais profissionais das ciências sociais aplicadas socialmente comprometidos e conscientes da importância do conhecimento sobre o autor para os processos transformadores da realidade social brasileira e, por esta razão, este ciclo de debates é uma contribuição para uma tarefa necessária e urgente para se pensar o Brasil.

 

SERVIÇO:

Evento: O Legado de Celso Furtado e as perspectivas para o Desenvolvimento Econômico no Brasil.

Onde: Unifesp - EPPEN - Campus Osasco – Rua Angélica, 100, Jd. das Flores.

Data e horário: 24, 25, 26 e 28 de novembro de 2014 – todos os dias às 17h30.

Informações, programação e inscrições: http://legadodefurtado.webnode.com

Serão oferecidos certificados de participação para aqueles que tiverem frequência de 75% ou mais durante os debates. As vagas são limitadas.

Realização: Centro de Análises do Desenvolvimento (CeAD-EPPEN-Unifesp) – Seminários “Reflexões em Economia e Desenvolvimento”.

 

Fonte: http://www.unifesp.br/campus/osa2/index.php/eventos-eppen/155-o-legado-de-celso-furtado-e-as-perspectivas-para-o-desenvolvimento-economico-no-brasil

 

 

 

 

 

 

 

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados