www.centrocelsofurtado.org.br


Cátedra Celso Furtado seleciona pesquisador para o Reino Unido


Imprimir



 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quinta-feira, 12, o Edital nº 1/2017, referente à Cátedra Celso Furtado – St. John’s College, que concede bolsa a notável pesquisador e professor sênior do Brasil, especialista em História e Humanidades brasileiras. Aqueles que cumprirem os requisitos descritos no edital devem se inscrever até 22 de fevereiro.

Benefícios

O programa prevê a concessão de uma bolsa na instituição anfitriã, com duração de até 12 meses. Pela Capes, o selecionado receberá bolsa no valor de £3.500, pagos apenas nos meses de efetiva permanência no Reino Unido, sendo que no primeiro e último meses o valor da mensalidade será pago proporcionalmente ao período de permanência no país de destino; auxílio-deslocamento; auxílio instalação; e auxílio seguro-saúde.

Pela instituição anfitriã, o pesquisador será beneficiado com acesso às instalações e serviços da universidade normalmente fornecidos a acadêmicos visitantes, como espaço de escritório e conexão à internet, laboratórios e equipamentos apropriados, bibliotecas, e qualquer outra cortesia ou comodidade normalmente fornecida à comunidade acadêmica; custo de matrícula na faculdade; e alojamento residencial para uma pessoa solteira. No caso de bolsista acompanhado pela família, a faculdade contribuirá com o valor de £590 por mês para as despesas de alojamento em Cambridge.

O resultado da Cátedra está previsto para ser divulgado até julho deste ano e o início das atividades a partir de outubro.

Celso Furtado

Celso Monteiro Furtado foi um economista e pensador brasileiro, um dos mais destacados intelectuais do país ao longo do século XX. Foi Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1944), Doutor em Economia (1948) pela Universidade de Paris (Sorbonne). Realizou estudos de pós-graduação na Universidade de Cambridge, Inglaterra (1957), sendo Fellow do King's College.

Participou da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Foi diretor da Divisão de Desenvolvimento da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), diretor do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDE), elaborou o Plano de Desenvolvimento do Nordeste, que daria origem à SUDENE, órgão pelo qual foi responsável durante cinco anos (1959-64). Em 1962, foi o primeiro titular do recém-criado Ministério do Planejamento. Com a redemocratização, volta a ocupar cargos estatais e em de agosto de 1997 ascende à cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras e em 2003 torna-se membro da Academia Brasileira de Ciências.

Acesse o edital completo.

Fonte: Fundação CAPES






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados