www.centrocelsofurtado.org.br


10, 11 e 12 de maio de 2017 | II Encontro de Economia Política Internacional da UFRJ | Estruturas e conjunturas: crises e desafios à periferia no sistema internacional


Imprimir



 

 

O Programa de Economia Política Internacional da UFRJ (PEPI-UFRJ) anuncia a realização do II Encontro de Economia Política Internacional, a ser realizado nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2017, no Instituto de Economia, Campus da Praia Vermelha: Av. Pasteur, nº 250, andar térreo, Urca - Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Diante do sucesso do primeiro encontro, realizado em maio de 2016, do constante crescimento e consolidação dos estudos de EPI, e convergindo com as recentes manifestações e iniciativas de Pesquisadores da área de EPI no Brasil, como a área de EPI na ABRI (Associação Brasileira de Relações Internacionais), o evento tem como objetivo fortalecer os esforços de institucionalização da área, oferecendo um ambiente fértil e estimulante para a exposição e debate de pesquisas em andamento ou já concluídas e permitir a aproximação entre intelectuais (graduandos, pós-graduandos e professores/pesquisadores) de diferentes Universidades, centros de pesquisa, e regiões do Brasil e América Latina.

Espera-se fomentar a criação de redes entre estes pontos propiciando o debate de temas relevantes para a área como a situação da EPI no Brasil; as tradições do pensamento original no Brasil e na América Latina; as agendas de pesquisa cujo tema é o Desenvolvimento; e a influência científica e política do conhecimento produzido na área.

O tema geral será "Estruturas e conjunturas: crises e desafios à periferia no sistema internacional" e na programação estão grandes nomes das pesquisas em Economia Política Internacional, Relações Internacionais e Ciência Política. A mesa inaugural: “Economia Política Internacional, agenda de pesquisa e visão periférica” será composta pelos professores Marcos Costa Lima (UFPE / Diretor do Centro Celso Furtado), Leonardo Ramos (PUC-MG) e Raphael Padula (UFRJ).

 

A conferência internacional deste ano está a cargo de do professor Eric Helleiner (University of Waterloo, Canada) , com o tema “Em direção a uma EPI mais global: algumas contribuições latino-americanas e chinesas para o Estruturalismo e a Teoria da Dependência.”

A mesa final será sobre o tema: "Geopolítica e Grandes Acordos Econômicos Internacionais" e contará com a participação das professoras Cristina Pecequilo (UNIFESP),  Ana Saggioro Garcia (UFRRJ) e do professor Carlos Aguiar de Medeiros (UFRJ).

Além das mesas e dos grupos de trabalho, neste ano foram organizados dois minicursos. O primeiro "Fronteiras do Poder: mito, inconsciente, evolução", ministrado pelos professores: José Luis Fiori (UFRJ), Daniel Barreiros (UFRJ), Maria Cláudia Vater (UFRJ), Daniel Ribera Vainfas (UFRJ) e Tiago Appel (UFRJ). O segundo "Governança Global da Internet", ministrado pelo prof. Maurício Santoro (UERJ).

Confira toda a programação das mesas e dos grupos de trabalho, acesse as ementas dos minicursos e outras informações no site http://enepi2017.wixsite.com/enepi2017






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados