www.centrocelsofurtado.org.br


1° Congresso Internacional do Centro Celso Furtado


Imprimir



Portal Fator Brasil, 11 de julho de 2012

“A crise e os desafios para um novo ciclo de desenvolvimento” é o tema do 1° Congresso Internacional do Centro Celso Furtado, que acontece entre os dias 15 e 17 de agosto no Rio de Janeiro. O objetivo é discutir os novos desafios da globalização financeira com economistas, sociólogos, professores e políticos. Os especialistas debaterão sob as diferentes perspectivas da economia, política e de atuação dos movimentos sociais no Brasil e no mundo. A palestra inaugural será do economista indiano Deepak Nayyar, da Jawaharlal Nehru University de New Delhi. O evento acontecerá no Centro de Estudos do BNDES, na Avenida República do Chile, 330 - 8o andar, Edifício Ventura, das 10 às 17h. Inscrições gratuitas pelo site http://www.centrocelsofurtado.org.br/congresso2012.

As diversas mesas que compõem o congresso abrangem desde temas ligados à crise no âmbito regional e mundial, até assuntos específicos da agenda brasileira. “Há claramente uma preocupação de natureza econômica, mas destacam-se também propostas ligadas a outros campos científicos, como as ciências sociais e a história”, diz o cientista político e membro do comitê organizador, Ricardo Ismael. Estão confirmadas, entre outras, as participações de Maria da Conceição Tavares, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Ignacy Sachs, Luiz Gonzaga Belluzo, João Pedro Stedile, Samuel Pinheiro Neto, Saturnino Braga, Ricardo Abramovay, Savid Kupfer, Leonardo Burlamaqui, Tania Bacelar e Theotonio dos Santos.

No primeiro dia serão debatidos assuntos relacionados à ciência, tecnologia e inovação no Brasil, México e América do Norte no contexto do Nafta; e os desafios do desenvolvimento regional no século XXI para a integração da América do Sul.

No segundo dia serão apresentados os novos temas sobre política industrial, a sustentabilidade do desenvolvimento e impactos socioambientais e territoriais do crescimento econômico; a Amazônia de antes de 1912 a depois de 2012, as transformações recentes no Nordeste e os desafios para as novas políticas de desenvolvimento, entre outros.

Para encerrar o congresso, os participantes vão entender e analisar a integração da energia na América do Sul, as novas abordagens sobre o pensamento de Celso Furtado, os desafios da política social no Brasil, a crise internacional, estabilidade econômica e sustentabilidade, além do papel da comunicação.

O evento estará aberto a estudantes, professores e pesquisadores de formações diversas, mas também ao público em geral, interessado nos rumos do desenvolvimento do país. Algumas das mesas terão corte mais acadêmico, outras mais políticas. Confira a programação completa e todos os palestrantes que já confirmaram presença: www.centrocelsofurtado.org.br/congresso2012

.[1° Congresso Internacional do Centro Celso Furtado, dias: 15, 16 e 17 de agosto de 2012, das 10 às 17h,no Centro de Estudos do BNDES - Av. República do Chile, 330 - 8o andar Edifício Ventura - Rio de Janeiro (Metrô: Estação Carioca). Inscrições: gratuitas pelo site http://www.centrocelsofurtado.org.br/congresso2012 (válidas para todas as palestras, recebimento de material do Congresso e coffe-breaks)].






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados