www.centrocelsofurtado.org.br


Pólo Industrial de Manaus: suas transformações e seus êxitos na agregação de valor regional, no período 1996-2009


Imprimir



Mauro Thury de Vieira Sá 
José Alberto da Costa Machado

INTRODUÇÃO
Em 2012, a  Zona Franca de Manaus (ZFM), que abrange toda a Amazônia Ocidental e a Área de Livre Comércio de Macapá-Santana (ALCMS), completou 45 anos de existência. Nesse período tem sido alvo recorrente de críticas oriundas de analistas econômicos e entidades empresariais do Centro-Sul brasileiro, mas, por outro lado, tem sido reconhecida e defendida, tanto por gestores públicos quanto por representantes políticos regionais, como dinâmica de desenvolvimento regional bem sucedida, do ponto de vista econômico, social e ambiental.

A defesa intransigente e fundamentalista de um lado e a condenação preconceituosa de outro tem impedido de se identificar as características virtuosas que o modelo conquistou e os aspectos que requerem aperfeiçoamentos para melhor inserir esse modelo produtivo nos cenários econômicos nacionais e internacionais. Com isso, corre-se o risco de comprometer todos os avanços desenvolvimentistas já obtidos em favor dessa parte da Amazônia onde a ZFM atua, a qual, sem ela, não seria mais do que um grande vazio econômico.

Este artigo faz uma breve apresentação de suas transformações e analisa sua performance referente à uma questão muito presente no debate econômico nacional, em  relação à qual a ZFM tem sido indevidamente criticada: a capacidade de agregar valor.

LEIA A ÍNTEGRA






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados