www.centrocelsofurtado.org.br


Relatório ao Conselho de Ministros do Mercosul


Imprimir



Senhores Ministros,

1. O processo de integração do Mercosul está sujeito a desequilíbrios e tensões que resultam dos deslocamentos econômicos provocados pela eliminação das barreiras ao comércio e pelo aumento da competição, em especial na medida em que não foram harmonizadas as diferentes legislações (trabalho, previdência, tributos, crédito, etc) que afetam a competitividade relativa das empresas nos quatro Estados Partes.

2. As tensões são agravadas em períodos de crise e de grandes transformações tais como as que hoje vive o mundo. A crise econômica nos Estados Unidos e na União Européia faz com que os governos procurem reativar suas economicas através de estímulos às suas empresas pela redução de juros, e de promoção de suas exportações e de redução de suas exportações.

3. A China se tornou a maior potência exportadora do mundo, principalmente de produtos industriais, e a segunda maior importadora do mundo, com extraordinária demanda por produtos primários, agrícolas e minerais, e por máquinas. Será a primeira potência econômica mundial nos próximos 20 anos.

 Leia a íntegra do relatório

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados