www.centrocelsofurtado.org.br


O Legado de Celso Furtado na fronteira entre Economia e Política


Imprimir



No ano do centenário de Celso Furtado, o Grupo de Estudos de Economia e Política (GEEP) do IESP-UERJ apresenta seu 3o Boletim, intitulado “O Legado de Celso Furtado na Fronteira entre Economia e Política”. Este Boletim tem como objetivo refletir sobre o legado deste intelectual brasileiro e apontar sua relevância e atualidade para pensar os impasses do desenvolvimento brasileiro, a partir de uma perspectiva interdisciplinar que integra economia e política. A edição é composta por contribuições de cientistas políticos e economistas, num total de seis artigos de pesquisadores do GEEP e de convidados especiais (Elias Jabbour, Fernanda Cardoso e Pedro Dutra Fonseca), com prefácio de Adalberto Cardoso (IESP-UERJ). Os temas contemplados são variados, destacando em particular a atualidade do pensamento econômico e político de Celso Furtado, refletindo assim sua vasta e rica produção intelectual, cujas contribuições transcendem barreiras disciplinares. Uma ótima leitura a todos!

  

Índice:

Apresentação: Celso Furtado, presente! - Adalberto Cardoso (p. 1)
Introdução - Luiz Fernando de Paula, Fabiano Santos, Pedro Lange e Fernanda Feil (p. 4)
A atualidade de Celso Furtado - Pedro Fonseca (p. 6)
Além do horizonte: a atualidade de Furtado e o futuro do desenvolvimento - Fernanda Graziella Cardoso (p. 8)
Uma breve reconstituição histórica das contribuições da Cepal à luz do centenário de Celso Furtado e do Brasil de hoje, - Rafael Moura (p. 15)
O encontro de dois mestres: Repensando o Brasil com Celso Furtado e Ignacio Rangel, - Luiz Fernando de Paula e Elias Jabbour (p. 25)
A dialética democrática: Teoria e pensamento político em Celso Furtado (1961 - 1964) - Pedro Paiva Marreca e Helio Cannone (p. 31)
Revisitando os obstáculos políticos ao Crescimento Econômico - Fabiano Santos, Pedro Lange e Camila Vaz (p. 37)

Link do boletim: http://geep.iesp.uerj.br/wp-content/uploads/2020/12/Boletim-GEEP-003.pdf

 

Redes Sociais do GEEP

Facebook: https://www.facebook.com/GEEP-Grupo-de-Estudos-de-Economia-e-Pol%C3%ADtica-109091037404120
Instagram: https://www.instagram.com/geep_iesp/?hl=pt






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados