www.centrocelsofurtado.org.br


Nota de pesar pelo falecimento de Juarez Farias


Imprimir



 

     Faleceu hoje, dia 8 de março, em João Pessoa, aos 87 anos, o advogado e economista paraibano Juarez Farias. Juarez fez concurso público na década de 1950 para o BNDE, onde foi colega e contemporâneo do eng. Saturnino Braga, diretor-presidente do Centro Celso Furtado.

     Foi em torno de 1959 que Celso Furtado, designado pelo presidente Juscelino Kubitschek para o CODENO (Conselho de Desenvolvimento do Nordeste), órgão que antecedeu e resultou na criação da SUDENE, conheceu Juarez, recomendado por vários dirigentes do BNDE para colaborar na implementação no nova instituição federal.
Juarez foi, assim, o primeiro a ser contratado pela SUDENE, onde coordenaria junto ao Superintendente o recrutamento de quadros técnicos para o desenvolvimento do Nordeste, região caracterizada pelo chamado polígono do semiárido com frequentes secas e densamente povoada.

     Em 26 de julho de 2019, quando do lançamento pelo CORECON-PB da Programação do Centenário de Celso Furtado, estivemos com Juarez na solenidade de abertura, quando ele relatou histórias inéditas da fase de criação da SUDENE e do seu primeiro contato com Celso.

     A opção de retorno ao Nordeste lhe custaria perda razoável de salário, mas aquela primeira geração da SUDENE sempre esteve imbuída da ideia de fazerem parte de um time comprometido em diminuir o subdesenvolvimento da região. Cumprir uma missão foi o desafio.

     Outra revelação inédita foi a de que foi Juarez que apresentou o sociólogo Francisco de Oliveira a Celso Furtado. Chico, pernambucano radicado em S Paulo, atravessava situação financeira difícil, teve a ajuda de Juarez e alguns amigos para fazer sua mudança para o Recife -- e esses amigos financiaram, até mesmo, o paletó para com que Chico tomou posse como superietntendente-adjunto na SUDENE.

    A propósito, no retorno histórico de Celso Furtado à SUDENE, durante seminário internacional realizado em sua homenagem em 2000, foram reunidos nomes consagrados de especialistas em Desenvolvimento Regional de quatro continentes. Naquele evento, a experiência da SUDENE foi considerada como a mais bem sucedida de Desenvolvimento regional em todo o mundo, entre as décadas 1950 e 1960, só superada no final do século 20 pelo êxito da União Europeia. Coube a Chico de Oliveira, em sua participação nesse seminário que comemorava os 80 anos de Celso Furtado, fazer a "chamada" dos pioneiros da SUDENE que já não respondiam "presente".

     Hoje, Juarez Farias, um dos últimos dentre os pioneiros, deixa como legado, além de sua atividade na SUDENE e no BNDE, sua atuação como dirigente nacionalmente conhecido do BNH, da Eletrobras, do BNB.

     O Nordeste e a Paraíba perdem o escritor, historiador, professor universitário (UCPe), secretário de Planejamento, vice -governador, conselheiro e presidente do TCE-PB, membro e presidente da Academia Paraibana de Letras.

     É esta a homenagem dos que fazem o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento ao pioneiro do desenvolvimento regional do Nordeste brasileiro: Juarez Farias.

 

Brasília, 8 de março de 2021.

 

Marcos Formiga

Ex-Diretor-Presidente, Conselheiro e Sócio do Centro Celso Furtado






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados