www.centrocelsofurtado.org.br


Nova Edição | Cadernos do Desenvolvimento, v. 16, n. 28 (jan.-jun. 2021)


Imprimir



 

http://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/

 

O número 28 da revista Cadernos do Desenvolvimento, edição especial sobre a COVID-19 e a relação entre saúde e desenvolvimento a partir do conceito do Complexo Econômico-Industrial da Saúde 4.0 (CEIS 4.0), propõe-se a examinar o panorama da saúde no Brasil e as possibilidades de desenvolvimento deste setor com uma visão multidisciplinar e integrada. Ele marca, ainda, as efemérides dos 100 anos de Celso Furtado e dos 120 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em um esforço de pensar a ciência e o país em meio a pandemia em que estamos mergulhado. São 12 artigos e um contribuição especial, de 33 pesquisadores, que, sob perspectivas variadas, encontram aqui um espaço de reflexão e de crítica para além do momento atual, mas a partir dele.

--

Lançamento online I

A editoria dos Cadernos do Desenvolvimento realizou um encontro com os organizadores, transmitido por meio meio do Canal do Centro Celso Furtado no YouTube. Participaram o editor-chefe Wilson Vieira (CICEF / UFRJ) e os professores Carlos Gadelha (Fiocruz), Denis Maracci Gimenez (Unicamp) e José Eduardo Cassiolato (UFRJ).

Link: https://www.youtube.com/watch?v=X_nSQ1DletM

 

--

Lançamento online II

O programa Sala de Convidados, do Canal Saúde (Fiocruz), transmitiu o evento de lançamento ao vivo, no dia 18 de março de 2021, às 11h. A apresentação do número ficou por conta dos editores convidados do dossiê, professores Carlos Gadelha (Fiocruz), Denis Maracci Gimenez (Unicamp) e José Eduardo Cassiolato (UFRJ). A presidente da Fiocruz Nísia Trindade Lima e a jornalista e tradutora Rosa Freira d'Aguiar, viúva de Celso Furtado, também participaram do programa, que está disponível na íntegra.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=_GCjpkF0crg

--

Na mídia

O jornal Valor Econômico estampou na capa de sua edição de 19 de março de 2021 entrevista com o professor Carlos Gadelha, tratando da relação entre desenvolvimento econômico e saúde.

| Saúde é motor para PIB no século XXI (Entrevista online, acesso restrito para assinantes)

 

***
Cadernos do Desenvolvimento é uma publicação quadrimestral do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, destinada a divulgar artigos que tenham como foco o tema do desenvolvimento em suas diferentes dimensões (econômica, política, social, institucional, histórica, territorial, cultural, ambiental, jurídica, no plano das relações internacionais etc.), em sintonia com as preocupações registradas na obra e na trajetória de Celso Furtado.

cadernos@centrocelsofurtado.org.br

secretaria@centrocenlsofurtado.org.br






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados