www.centrocelsofurtado.org.br


Artigo | Rufino de Aquino et al. | Agricultura familiar no Rio Grande do Norte segundo o Censo Agropecuário 2017: perfil e desafios para o desenvolvimento rural.


Imprimir



RUFINO DE AQUINO, Joacir; SILVA, Roberto Marinho da; NUNES, Emanuel Márcio; COSTA, Fernando Bastos; ALBUQUERQUE, Willy Farias.

Agricultura familiar no Rio Grande do Norte segundo o Censo Agropecuário 2017: perfil e desafios para o desenvolvimento rural. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, Suplemento Especial, p. 113-131, 2020.

| Artigo online

 

Resumo

O objetivo deste artigo é traçar um perfil socioeconômico atualizado da agricultura familiar no Rio Grande do Norte (RN) e discutir seus desafios futuros. Para tanto, utiliza dados do Censo Agropecuário 2017 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em linhas gerais, o trabalho mostra que a agricultura familiar se destaca no campo potiguar na produção de alimentos e na geração de ocupações produtivas para centenas de pessoas. No entanto, o segmento é entravado pela escassez de ativos produtivos que atinge a maioria dos estabelecimentos, passando a depender de rendas externas para garantir sua manutenção. A superação desses e outros problemas exige uma estratégia ampla de desenvolvimento rural focada no enfrentamento das vulnerabilidades da agricultura familiar estadual e no incentivo das suas potencialidades. 

Palavras-chave: Agricultura Familiar. Desenvolvimento Rural. Rio Grande do Norte.






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados