www.centrocelsofurtado.org.br


Artigo | Gazolla & Aquino | Reinvenção dos mercados da agricultura familiar no Brasil: a novidade dos sites e plataformas digitais de comercialização em tempos de Covid-19


Imprimir



 GAZOLLA, Marcio; AQUINO, Joacir Rufino de. 

Reinvenção dos mercados da agricultura familiar no Brasil: a novidade dos sites e plataformas digitais de comercialização em tempos de Covid-19. Estudos Sociedade e Agricultura, CPDA-UFRJ, v. 29, n. 2, p. 427-460, jun.-set. 2021. DOI: https://doi.org/10.36920/esa-v29n2-8.

| Artigo online


Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o processo de reinvenção dos mercados da agricultura familiar brasileira durante a pandemia da Covid-19, especialmente as (re)conexões a partir de sites e plataformas digitais de comercialização de alimentos e produtos com consumidores urbanos. Para tanto, foi realizado um amplo levantamento de informações em 38 iniciativas distribuídas geograficamente em todas as regiões do país. O trabalho mostra que os novos canais de comercialização digital da agricultura familiar do Brasil são fortemente baseados em organizações coletivas, visam construir cadeias curtas locais e regionais e abastecem a população com alimentos in natura, agroindustrializados e ecológicos com atributos de qualificação variados.

Palavras-chave: Agricultura Familiar. Cadeias Curtas. Comercialização. Desenvolvimento Rural. Mercados Digitais.






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados