www.centrocelsofurtado.org.br


Mesa "Renda Básica de Cidadania"


Imprimir



 

 

O Centro Celso Furtado tem o prazer de receber dois de seus sócios mais atuantes, a professora Lena Lavinas, do Instituto de Economia da UFRJ, e o verador Eduardo Suplicy (PT-SP), ambos economistas. Em discussão, a renda mínima de cidadãnia ou renda básica universal. O tema, candente no débate público brasileiro e mundial, tráz à reboque várias questões fundamentais, como o desemprego, as mudanças estruturais no mundo do trabalho, a globalização, desigualdade, dentre outros.

Por determinação do Supremo Trinal Federal, o governo deve incluir no orçamento para 2022 o beneficío, previsto na Lei n.º 10.835 de 2004. De acordo com a lei, todos os brasileiros e estrangeiros residentes há pelo menos cinco anos no país devem receber um benefício monetário suficiente para atender às despesas mínimas com alimentação, educação e saúde. O programa Bolsa Família é considerado como um dos passos necessários para alcançar esse objetivo, embora não suficiente.

 

 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=6UPcdbUX79c

 

Lena Lavinas

Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia. Doutora e Mestra em Economia pelo Institut de Hautes Études d'Amerique Latine - Université Paris III (Sorbonne-Nouvelle); Mestra e graduada em Desenvolvimento Econômico pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne. Foi pesquisadora e/ou professora visitante de diversas instituições no Brasil e no exterior, como Princeton University, Bielefeld University (Alemanha), Wissenschaftskolleg zu Berlin (Institute for Advanced Study), Freie Universität Berlim, University of California - Los Angeles (UCLA), cátedra Simon Bolivar do Institut de Hautes Etudes d´Amérique Latine e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Pesquisa temas relacionados a financeirização da política social; reformas dos sistemas de proteção social; análise comparada dos sistemas de proteção social em escala internacional; política social e desenvolvimento econômico na América Latina; sistemas de informação e gestão pública; desigualdades de gênero e mercado de trabalho.

 

Eduardo Suplicy

Atualmente vereador na cidade de São Paulo, pelo Partido dos Trabalhadores. Foi senador, pelo mesmo partido, durante 3 mandatos (1991-2015), deputado federal (1983-1987) e deputado estadual (1979-1983) pelo estado de São Paulo. É formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e em Economia pela Michigan State University, onde também concluiu seu Mestrado (M.A.) e Doutorado (Ph. D). Em 2 de fevereiro de 2016, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Université Catholique de Louvain (Bélgica).

 

Mediação: Claudio Miranda Correa






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados