www.centrocelsofurtado.org.br


Boletim 206 | Junho 2021 | Centro Celso Furtado


Imprimir



 

 

 

 

Confira abaixo a edição n. 206 do Boletim CICEF. Começamos com uma breve nota sobre duas listas de livros que, por motivos distintos, chamaram à atenção neste mês de junho. Em seguida, nossos eventos virtuais, um passado e dois próximos, nos dias 2 e 5 de julho. E, por fim, a lista de publicações dos nossos associados, com artigos científicos, colunas, livro e blogs.

Boa leitura.

 

 

O patrono da associação, Celso Furtado, fez-se presente em duas listas bibliográficas.

A primeira, junto ao relatório Retrato do Acervo: A dominação marxista na Fundação Palmares, 1988-2019. Trata-se de um arrolamento para exclusão de 300 títulos considerados “alheios” à missão institucional. Dentre eles aparece A pré-revolução brasileira, em sua primeira edição, publicado pela Fundo de Cultura em 1962. O livro reúne nove ensaios voltados para debater a conjuntura econômica e a política brasileira. Além dele, obras de diversos outros autores aparecem, como de Bernardo Ricupero, Caio Prado Junior, Marilena Chauí, Nelson Werneck Sodré, Moniz Bandeira, Maria da Conceição Tavares e Mauricio Grabois.

Segundo a Fundação, levantamento semelhante está sendo realizado para os acervos documental e museológico.

A segunda lista vem da Biblioteca Brasiliana Midlin, da USP, no âmbito do projeto 3x22. Na esteira das comemorações para o bicentenário da Independência, a curadoria propõe “200 livros para pensar o Brasil”. Na prateleira de história econômica: Formação Econômica do Brasil (1959), de Celso Furtado; História econômica do Brasil (1937), de Roberto Simonsen; Formação do Brasil Contemporâneo, de Caio Prado Jr. (1942); Cultura e opulência do Brasil (1771), do padre André João Antonil; Capítulos de história colonial (1907), de Capistrano de Abreu; e, O Comércio Português no Rio da Prata, 1580-1640, de Alice Canabrava.

 

 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=axVPsEHtFM0&t 

No dia 16 de junho, ocorreu a mesa “Expansão monetária como instrumento de superação da crise brasileira”, com os economistas Fernando Nogueira da Costa (CICEF e Unirio) e Esther Dweck (UFRJ). Sob coordenação do nosso sócio João Carlos Bezerra de Melo, discutiu-se a atual política fiscal e monetária brasileira, em perspectiva histórica, e as possíveis saídas para a crise econômica. Com mais de duas horas de apresentação e debate, o evento permanece disponível para acesso em nosso canal do YouTube.

 

 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=6UPcdbUX79c

No dia 2 de julho, um encontro com os sócios. Recebemos no Centro Celso Furtado a professora Lena Lavinas, do Instituto de Economia da UFRJ, e o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP). Em pauta, a renda básica cidadã ou renda básica universal, entrada para tratarmos do desemprego, da pandemia, do auxílio emergencial, das mudanças no mundo do trabalho e de diversos outros assuntos que estão, ou deveriam estar, na primeira linha do debate público brasileiro. De quebra, ainda teremos oportunidade de comemorar os 80 anos do Suplicy, completados no dia 21 de junho, com nossos melhores cumprimentos!

 

 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=X_nSQ1DletM

O ano de 2020 marcou duas efemérides importantes, cuja comemoração conjunta se materializou por meio da publicação da vigésima oitava edição dos Cadernos do Desenvolvimento. De um lado, o centenário de Celso Furtado; de outro, os 120 anos da Fundação Oswaldo Cruz. Assim, o Centro convida seus sócios e amigos para a mesa com os organizadores Carlos Gadelha (Fiocruz), José Eduardo Cassiolato (UFRJ) e Denis Maracci (Unicamp), sob mediação do editor Wilson Vieira (UFRJ). Em pauta, os 12 artigos publicados pelos 33 pesquisadores que contribuíram com o número, incluindo uma variedade de estudos que vão desde a telemedicina até o fundamental papel do SUS, passando pelo financiamento da saúde, a distribuição de seus profissionais, dentre outros.

A edição se encontra online e em acesso aberto no site do periódico: http://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/ojs-2.4.8/index.php/cdes/issue/view/30

 

 

 

Artigos
 
Capítulos
 
Livro
 
Blogs
Blog Cidadania & Cultura, por Fernando Nogueira da Costa
 

 

 





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados