www.centrocelsofurtado.org.br


Artigo Científico | Jabbour & Kosinski | O renminbi digital como atributo de uma nova formação socioespacial: soberania monetária e tecnologia a serviço da Nova Economia do Projetamento


Imprimir



 JABBOUR, Elias; KOSINSKI, Daniel.

O renminbi digital como atributo de uma nova formação socioespacial: soberania monetária e tecnologia a serviço da Nova Economia do Projetamento. GeoUSP, São Paulo, v. 36, n. 1, e-188415, abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2022.188415.

| Artigo online

 

Resumo: Talvez nenhuma unidade de análise seja tenha tantas novas possibilidades de pesquisa quanto o processo de desenvolvimento da República Popular da China. Essa assertiva justifica-se pelo imenso impacto e pelo citado processo de desenvolvimento verificado em seu território ao longo dos últimos 40 anos. Assim, percebendo a China como uma fronteira científica a ser mais bem enfrentada pela Geografia, o objetivo deste artigo é observar o papel da chamada moeda digital chinesa, o e-renminbi, como instrumento de intervenção direta do Estado no território. Amplas possibilidades de uso da soberania monetária e da tecnologia a serviço do que se tem convencionado chamar de Nova Economia do Projetamento têm sido abertas com o surgimento dessa moeda digital.

Palavras-chave: Renminbi Digital. Nova Economia do Projetamento. China. Soberania Monetária. Tecnologia.






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados