www.centrocelsofurtado.org.br


Artigo Científico | Rafael Gumiero | As dimensões da teoria do desenvolvimento de Furtado: ressignificações das categorias analíticas do subdesenvolvimento


Imprimir



GUMIERO, Rafael Gonçalves.

As dimensões da teoria do desenvolvimento de Furtado: ressignificações das categorias analíticas do subdesenvolvimento. América Latina en la Historia Economica, v. 29, n. 3, p. 1-20, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.18232/20073496.1243.

| Artigo online

 

Resumo: O objetivo deste artigo é realizar o balanço comparativo das obras de Furtado, publicadas nos anos 1954 a 1984, cotejando quais conceitos formaram a estrutura da teoria do desenvolvimento e quais foram ressignificados na sua revisão do subdesenvolvimento. Esse balanço conceitual dirimiu que na primeira fase de Furtado houve o diálogo com os teóricos do centro capitalista e a ressignificação pela sua teoria do desenvolvimento. Na sua segunda fase, a teoria do desenvolvimento manteve a sua base metodológica, mas na revisão do subdesenvolvimento houve fortalecimento dos conceitos relacionados à interpretação das estruturas de poder e da política, como alternativa para desenvolvimento.

Palavras-chave: Teoria do Desenvolvimento. Dependência Econômica. Subdesenvolvimento.

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados