www.centrocelsofurtado.org.br


Texto para Discussão | Carneiro & De Conti | Globalização financeira e integração periférica: um reexame


Imprimir



CARNEIRO, Ricardo; DE CONTI, Bruno.

Globalização financeira e integração periférica: um reexame. Texto para Discussão, IE/Unicamp, Campinas (SP), n. 447, 2023. Disponível em: https://www.economia.unicamp.br/images/arquivos/artigos/TD/TD447.pdf. Acesso em: 28 abr. 2023.

| TD online 

 

Resumo: Este texto procura contribuir com a literatura que estuda a financeirização, com foco sobre dois importantes aspectos: a globalização financeira (como fenômeno geral) e a integração da periferia. Para tanto, o objetivo do artigo é realizar uma análise sobre o processo de constituição da globalização financeira e suas principais características, com ênfase na integração periférica e nos impactos diferenciados sobre essa periferia. As hipóteses centrais do texto são as de que países centrais e periféricos integram-se à globalização financeira de forma completamente assimétrica; e de que a Crise Financeira Global (CFG) ensejou mudanças importantes na globalização financeira, com destaque para os efeitos dos ciclos internacionais de liquidez e para o papel das variáveis macroeconômicas nesses ciclos.

Palavras-chave: Globalização Financeira. Países Periféricos. Hierarquia Monetária. Fluxos de Capitais. Ciclos Internacionais de Liquidez.

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados