www.centrocelsofurtado.org.br


Seminário Saúde, Cidadania e Desenvolvimento


Imprimir




 
 
Veja as apresentações dos palestrantes.
 
 

 
 
O Centro Celso Furtado debate a problemática da saúde no atual estágio de desenvolvimento do país, num seminário coordenado pela professora Amélia Cohn, em que serão ouvidos especialistas do setor da saúde de diferentes formações.

Em 2000, a cada mil crianças brasileiras, 29,7 morriam antes de completar um ano. Em 2010, esse número caiu para 15,6, segundo os últimos dados do IBGE. Essa melhoria reflete o êxito do SUS, das políticas de distribuição de renda, ou apenas a queda da natalidade?  Na ausência de capacitação tecnológica endógena novas necessidades geram nova dependência? Quais as novas interseções entre a questão da saúde e a do desenvolvimento no Brasil? Quais as perspectivas de articulação no contexto latino-americano?
 
“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.“ (Art. 196 da Constituição Federal). Quais os desafios e quais os meios para realizar o ideal da Constituição, numa sociedade persistentemente desigual? 

 

(clique na imagem para ampliar)






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados