www.centrocelsofurtado.org.br


40 anos de publicação de “Crítica à razão dualista”. Homenagem a Francisco de Oliveira.


Imprimir



 

O Centro Celso Furtado, o CENEDIC (Centro de estudos dos Direitos da Cidadania – USP) e a Escola de Serviço Social da UFRJ organizam dia 21 de setembro às 14 horas uma mesa redonda em homenagem aos 40 anos de publicação de “Crítica à razão dualista”, obra maior do prof. Francisco de Oliveira, no Auditório Manoel Mauricio (CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ) Av. Pasteur, 250 - Praia Vermelha - Rio de Janeiro.

Participam da mesa, além do próprio Chico de Oliveira e de Rosa Freire d’Aguiar Furtado, os professores Tania Bacelar (UFPE), Cibele Risek (USP), Mauro Iasi (ESS/UFRJ) e Reinaldo Gonçalves (IE/UFRJ).

Está programada uma mesa semelhante em São Paulo. Em breve mais informações.

 

“A tese célebre da 'Crítica à razão dualista' dizia algo inusitado sobre o padrão primitivo da agricultura brasileira da época, bem como sobre a peculiar persistência de formas de economia de subsistência no âmbito da cidade grande (...). Para o Autor, contrariando o senso comum, estes não eram vestígios do passado, mas partes funcionais do desenvolvimento moderno do país, uma vez que contribuíam para o baixo custo da mão de obra em que se apoiava a nossa acumulação. O lance era dialético e de mestre, com repercussão em duas frentes. Por um lado, a responsabilidade pelo teor precário da vida popular era atribuída à dinâmica nova do capitalismo (...). Por outro essa mesma precariedade era essencial à acumulação econômica (...) era preciso reconhecê-la como parte de um processo acelerado de desenvolvimento. No curso do qual a pobreza quase desvalida se elevaria ao salário decente e à cidadania, e o país conquistaria nova situação internacional. A pobreza e a sua superação eram a nossa chance histórica!”

Chico é um mestre da dialética.”
Roberto Schwartz “Prefácio com perguntas”, in “Crítica à razão dualista”.
 





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados