www.centrocelsofurtado.org.br


Desenvolvimento e subdesenvolvimento


Imprimir



 

Celso Furtado, 2009
Rio de Janeiro: Centro Celso Furtado / Contraponto
234 páginas
ISBN: 978-85-7866-019-2

 

 
 
Celso Furtado editou Desenvolvimento e subdesenvolvimento em 1961, em meio a uma intensa atividade política e administrativa. O livro teve quatro edições, mas depois de 1965 não pôde mais ser editado no Brasil, até inaugurar a Coleção Economia Política e Desenvolvimento, em 2009, numa iniciativa do Centro Celso Furtado e da Editora Contraponto. 
 
Nascido em 1920, graduado em direito no Brasil em 1943, doutorado em economia na França em 1948, Celso Furtado foi o mais brilhante pensador brasileiro da geração que fundou o pensamento econômico latino-americano contemporâneo. Quando era jovem, ainda predominava entre nós a economia clássica inglesa, que oferecia os argumentos teóricos para a perpetuação da nossa condição primário-exportadora: o Brasil devia continuar especializado em atividades nas quais era mais eficiente – a agricultura e a mineração – e respeitar uma divisão internacional do trabalho em que as atividades industriais se desenvolviam fora de seu espaço econômico.
     
Furtado e outros de sua geração enfrentaram o desafio teórico de propor uma nova interpretação da economia internacional e o desafio político de alterar estruturas em nosso País. Não lhes faltou ousadia. Contrariando o saber dominante, afirmaram que o subdesenvolvimento não era uma fase histórica comum a todos os países, mas sim uma condição específica de uma parte do sistema capitalista. A formação de economias industriais no centro do sistema e de economias subdesenvolvidas na periferia eram aspectos de um mesmo processo.
     
Entregue ao predomínio de forças espontâneas, essa divisão tendia a se reproduzir, aprofundando a distância que separava países e regiões. Em vez de seguir os sinais de mercado, tratava-se, pois, de produzir mutações. A principal delas era a industrialização. Mas a industrialização periférica não poderia repetir a trajetória já conhecida. Era um processo novo, sem precedentes e problemático. Seria realizada em meio a crônica crise cambial e sob tensões inflacionárias, com planejamento e indução do Estado.
     
Em 1961, no auge desse debate, Celso Furtado publicou Desenvolvimento e subdesenvolvimento, “um apanhado crítico e uma reformulação e ampliação de tudo que escrevi relacionado com teoria econômica no último decênio”. Como mostra Rosa Freire d’Aguiar Furtado na Apresentação desta edição, Celso estava mergulhado na ação, “em plena batalha para implantar as reformas da Sudene, consolidando a instituição que se propunha a acelerar o desenvolvimento do Nordeste. A atividade política e administrativa era intensa.”
     
Logo vieram sucessivas reedições e traduções do livro, acompanhadas de estudos críticos de eminentes economistas de diversos países. Com o golpe militar de 1964, Celso Furtado teve os direitos políticos cassados e partiu para um longo exílio. Desenvolvimento e subdesenvolvimento não pôde mais ser publicado no Brasil depois de 1965, quando estava na quarta edição. Mas permaneceu como um clássico. Agora, inaugura a coleção Economia Política e Desenvolvimento editada pelo Centro Celso Furtado em parceria com a Editora Contraponto. (CÉSAR BENJAMIN)
 
Mais informações no site da Contraponto Editora
 
Veja os outros livros desta coleção:
 
         
 
 
 





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados