www.centrocelsofurtado.org.br


A corrida pelo crescimento. Países em desenvolvimento na economia mundial.


Imprimir



Deepak Nayyar
 
A corrida pelo crescimento. Países em desenvolvimento na economia mundial.
 
Rio de Janeiro: Centro Celso Furtado / Contraponto,
2014
 
320 páginas
ISBN: 9788578661014
Tradução: Vera Ribeiro

 

Depois de décadas de políticas públicas voltadas para o crescimento econômico, o mundo deveria estar mais igualitário. Mas, ao contrário, persistem enormes disparidades entre países industrializados e em desenvolvimento. Das razões subjacentes a tal desequilíbrio trata A corrida pelo crescimento: países em desenvolvimento na economia mundial.

Em linguagem concisa e acessível a quem se interesse por economia, ciências sociais e relações internacionais, o renomado economista indiano Deepak Nayyar analisa de um prisma interdisciplinar esse conjunto de países desde o início do segundo milênio, quando todos estavam mais ou menos em idêntico patamar.

Nos séculos XVII e XVIII eram China e Índia os líderes da economia mundial, mas já no XIX a Revolução Industrial e o colonialismo forjaram uma Grande Divergência entre o Ocidente e o Resto do planeta. No rastro da reconstrução do após-guerra, o quadro tendeu a se inverter, originando uma Grande Convergência de 1950 a 2010. Estávamos no caminho certo? Nayyar tem dúvidas, pois a convergência foi modesta. Só catorze países subdesenvolvidos lograram o salto qualitativo para o emparelhamento — o catch up, como dizem os economistas — com os mais ricos. E nem sempre o crescimento se traduziu em desenvolvimento.

Celso Furtado, em seus trabalhos teóricos seminais, insistia em que o crescimento só se torna verdadeiro desenvolvimento quando atende as múltiplas dimensões e aspirações do ser humano. Se longe disso está o pelotão de frente dos países em desenvolvimento, que dizer dos que formam o resto do Resto? É premente repensar, junto com o autor, o desenvolvimento em novas bases.

O grande, mas não único, mérito do livro de Deepak Nayyar é fincar-se, muito além da economia, em pilares históricos e culturais para escrutar o passado, e incorporar a imprescindível dimensão política para prospectar o futuro visando uma convergência inclusiva.


Rosa Freire d’Aguiar
 

Deepak Nayyar é professor emérito da Universidade Jawaharlal Nehru, de Nova Delhi. Lecionou em Oxford, onde se doutorou, em Sussex, e na New School for Social Research, de Nova York. Integrou os quadros do World Institute for Development Economics Research em Helsinque, do South Centre, em Genebra, do Social Science Research Council, e ocupou funções de governo na Índia. É autor, entre outros, de Trade and Globalization (2008) e Liberalization and Development (2008). A corrida pelo crescimento é seu primeiro livro publicado no Brasil. 

 
Veja o sumário e a introdução do livro no site da Contraponto Editora
 
 
Veja os outros livros desta coleção: 
         
 
 





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados