www.centrocelsofurtado.org.br


Curso “Macroeconomia e Desenvolvimento” em Manaus


Imprimir



“Macroeconomia e Desenvolvimento”

Manaus, de 15 a 19 de agosto

Parceria com a SUFRAMA.

 O Centro Celso Furtado e a Diretoria de Macroeconomia do IPEA organizam mais um curso “Macroeconomia e Desenvolvimento” desta vez em Manaus, em parceria com a SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus), de 15 a 19 de agosto.

As aulas de Macroeconomia serão da responsabilidade do professor Victor Leonardo de Araújo, técnico do IPEA. O professor Carlos Pinkusfeld Bastos, da UFRJ e membro do Comitê Científico do Centro Celso Furtado dará as aulas de Desenvolvimento Econômico e a conferência síntese final ficará a cargo do Professor David Kupfer, da UFRJ, sócio do Centro. Estão inscritos 26 alunos, em maioria da SUFRAMA, mas também de outros organismos como a SEPLN, e o IBGE, além de 3 assistentes de universidades amazonenses.

O curso “Macroeconomia e Desenvolvimento”, é promovido e organizado pela Diretoria de Estudos Macroeconômicos do IPEA (Dimac) e pelo Centro Internacional Celso Furtado com parceiros locais. Este curso de capacitação, endereçado a economistas em atividade em instituições públicas, e estudantes, tem obtido excelente avaliação por parte dos participantes e das entidades envolvidas. Até ao momento foram realizados dez desses cursos, de Belém (PA) a Santa Maria (RS), de que beneficiaram cerca de 250 alunos.

O curso versa sobre duas disciplinas – Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico –, cada uma com seis horas de aula. A primeira é habitualmente ministrada pelo professor et écnico do IPEA, Victor Leonardo de Araújo, e apresenta os fundamentos da análise macroeconômica no enfoque keynesiano. Numa primeira parte serão apresentados os determinantes do comportamento do PIB e do emprego, enfatizando o papel da política econômica neste processo, considerados os três principais instrumentos: a política fiscal, a política monetária e a política cambial. Na segunda parte se analisa a condução dos três instrumentos no caso brasileiro, ressaltando a sua inadequação a um projeto de desenvolvimento de longo prazo.

A disciplina Desenvolvimento Econômico é habitualmente ministrada pelo professor Carlos Pinkusfeld Bastos, da UFRJ, e membro do Comitê Científico do Centro Internacional Celso Furtado. Tomando por base a vertente teórica e o processo histórico do desenvolvimento, são abordados os elementos centrais da teoria do desenvolvimento elaborada a partir da segunda metade do século XX, seus eixos analíticos e os seus principais autores, bem como a organização do mundo a partir do desenvolvimento do capitalismo industrial, no século XIX. O curso analisa também o caso brasileiro como exemplo desta dinâmica da economia mundial.

A conferência final de duas horas oferece uma síntese da problemática do desenvolvimento do Brasil num mundo em rápida transformação, as barreiras que terá de ultrapassar e os trunfos de que dispõe.

Fotos do curso:

 

 

   
  Conferência síntese do Curso Macroeconomia e Desenvolvimento, em Manaus, com o Prof. David Kupfer, UFRJ.    

  

Foto oficial da turma de Manaus do Curso macroeconomia e Desenvolvvimento, realizado pelo Centro Celso Furtado e IPEA, em parceria com a SUFRAMA.





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados